Boca Juniors vence quinta disputa de pênalti seguida em 2023; relembre

Equipe argentina manteve invencibilidade em penalidades na temporada após vitória nesse domingo (15)

Sergio Romero, goleiro do Boca Juniors

Finalista da Copa Libertadores ao lado do Fluminense, o Boca Juniors venceu mais uma disputa de pênaltis na temporada. Nesse domingo (15), o time argentino se classificou para a semifinal da Copa da Argentina após vencer o Talleres nas penalidades. No tempo regular da partida disputada no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, as equipes empataram por 1 a 1. Com esta vitória, o Boca mantém 100% de aproveitamento nas cinco disputas de pênaltis que participou em 2023.

De acordo com levantamento feito pelo perfil Boca en La Copa, esta foi a 41° disputa de pênalti vencida pelo Boca Juniors em 57 oportunidades. Com isso, a equipe argentina chega aos 71,93% de aproveitamento na história.

Na campanha da Libertadores, o Boca Juniors passou por todas as etapas da fase mata-mata nas penalidades. O primeiro adversário foi o Nacional, do Uruguai. Nas quartas de final, foi a vez do Racing. Para conquistar a vaga na final, a equipe argentina passou pelo Palmeiras na semifinal.

Pela Copa Argentina não foi diferente. Nas duas fases eliminatórias, o Boca levou a decisão para os pênaltis. Almargo e Talleres ficaram pelo caminho.

Na história, é a quinta vez que o Boca Juniors atinge cinco vitórias seguidas em penalidades. A boa sequência também se repetiu dos anos 2000 a 2004, em que a equipe argentina passou por Palmeiras (duas vezes), Cruz Azul, Milan, São Caetano e River Plate, e de 2014 a 2019. Neste período, os adversários foram Deportivo Capiatá, Nacional, Lanús, Rosario Central e Vélez Sarsfield.

O grande destaque das penalidades é o goleiro Sergio Romero. No ano, o argentino defendeu oito das 19 cobranças em disputas de pênalti.

Eficiência do Boca Juniors em penalidades no ano de 2023

  • Boca Juniors x Nacional pela Copa Libertadores: cinco cobranças e quatro pênaltis convertidos

  • Racing x Boca Juniors pela Copa Libertadores: quatro cobranças e quatro pênaltis convertidos

  • Almargo x Boca Juniors pela Copa da Argentina: cinco cobranças e quatro pênaltis convertidos

  • Palmeiras x Boca Juniors pela Copa Libertadores: cinco cobranças e quatro pênaltis convertidos

  • Almargo x Boca Juniors pela Copa da Argentina: quatro cobranças e quatro pênaltis convertidos

Próximos confrontos

O Boca voltará a campo nesta sexta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), contra o Unión de Santa Fé, pela nona rodada da segunda fase do Campeonato Argentino. A partida será disputada no La Bombonera, em Buenos Aires.

No dia 4 de novembro, às 17h (de Brasília), o Boca Juniors enfrentará o Fluminense, no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, pela final da Copa Libertadores. Em caso de empate no tempo regular, a equipe argentina participará de mais uma disputa de pênaltis na temporada.

Pela Copa da Argentina, o Boca enfrentará o Estudiantes na semifinal, no dia 15 de novembro, com horário e local a confirmar.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.

Ouvindo...