Ouvindo...

Times

Copa do Mundo de 2030 será em três continentes; América do Sul terá jogos inaugurais

Espanha, Portugal e Marrocos vão receber o restante do torneio mais importante do futebol mundial

A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito e inusitado. O Conselho da Fifa decidiu que o o torneio mais importante do futebol mundial será disputado em Espanha, Marrocos e Portugal. Mais do que isso, haverá três partidas inaugurais na América do Sul. O primeiro deles será no Uruguai, celebrando o centenário do Mundial de 1930. Argentina e Paraguai também receberão uma partida cada.

As informações foram confirmadas por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta, ele confirmou que serão três continentes (África, América e Europa) contemplados com jogos.

“Serão três partidas inaugurais. Vamos começar com Uruguai e a Fifa vai dar mais detalhes de como serão os jogos na Argentina e no Paraguai”, disse.

Assim como em 2026, a Copa do Mundo de 2030 será disputada por 48 seleções. Ao todo, serão 104 partidas, três delas na América do Sul.

Inicialmente, a Conmebol gostaria de receber o torneio de forma integral, como uma comemoração pelos 100 anos da realização do Mundial de 1930, no Uruguai. A candidatura começou com apenas Argentina e Uruguai, mas teve a inclusão do Paraguai e até do Chile, que foi descartado neste último momento

Com o apoio dos países europeus e africanos, a candidatura de Espanha, Marrocos e Portugal levou a melhor nos bastidores e foi a escolhida pelo Conselho da Fifa. Ciente da derrota, a Conmebol conseguiu negociar com a entidade que regulamenta o futebol internacional pra receber ao menos as três partidas inaugurais.

Na entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, Alejandro Domínguez disse que mais detalhes da escolha serão revelados pela Fifa em breve.

Fifa confirma

Logo após o anúncio feito pelo presidente da Conmebol, a Fifa emitiu comunicado confirmando a decisão de levar a Copa do Mundo para Espanha, Portugal e Marrocos.

“O Conselho da Fifa também concordou por unanimidade que a única candidatura para sediar a Copa do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha”, publicou Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A entidade também oficializou as partidas inaugurais para Uruguai, Argentina e Paraguai. O dirigente confirmou que a escolha está ligada à comemoração do centenário da realização da primeira Copa do Mundo, em 1930.

“O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou unanimemente em celebrar o centenário da Copa do Mundo da FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da maneira mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos - Uruguai, Argentina e Paraguai”, declarou.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais