Ouvindo...

Conmebol visita Miami, e ‘cidade de Messi’ será sede da Copa América

Presidente Alejandro Dominguez está nos EUA para examinar locais que receberão jogos do torneio em 2024

O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Dominguez, está nos EUA em agenda em locais que receberão jogos da Copa América, que será disputada de 20 de junho a 14 de julho de 2024. A primeira parada foi Miami.

Como a Itatiaia antecipou em junho, o fato de Lionel Messi jogar no Inter Miami fez da cidade na Flórida sede obrigatória da competição, a pedido da cúpula da Conmebol. É quase certo que o calendário programe um confronto da Argentina para a região.

O Inter Miami joga em um modesto estádio em Fort Lauderdale, cidade ao lado de Miami. A principal arena da cidade é o Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins na NFL, a liga de futebol americano, e que comporta mais de 65 mil pessoas.

O Hard Rock é um dos 11 estádios nos EUA que receberão partidas da Copa do Mundo de 2026 e opção, com Messi de garoto-propaganda, para ter também confrontos da Copa América de 2024.

Na Copa América do Centenário, em 2016 e também jogada nos Estados Unidos, a cidade de Orlando representou a Flórida, inclusive com um jogo do Brasil (os 7 a 1 sobre o Haiti), no Camping World Stadium.

Com 37 anos em junho do ano que vem, não é certo que Messi estará na Copa América, mas ele continua atuando pela Seleção Argentina após o título da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A organização da competição do ano que vem acredita serem grandes as chances de ele estar em campo, inclusive para defender o título argentino na última edição, em 2021, no Brasil.

Já há negociações com prefeituras e governos estaduais próximas do final. A organização trabalha com a realização do torneio entre oito e dez estádios (em 2016 foram dez). Não necessariamente precisam se usadas arenas programadas para a Copa do Mundo de 2026.

A Itatiaia apurou que a organização está buscando otimizar a logística, para evitar grandes deslocamentos. Sete anos atrás, o Brasil estreou em Pasadena, na Califórnia, empatando sem gols contra o Equador, e depois atravessou todo o país para enfrentar o Haiti em Orlando, na Flórida. O terceiro confronto, o da eliminação contra o Peru, foi na região de Boston, em uma viagem mais curta.

O Regulamento

A Copa América terá 16 participantes, os dez filiados à Conmebol, incluindo Brasil, Argentina e Uruguai, e outros seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe).

Países que serão sede em conjunto da Copa do Mundo de 2026, Estados Unidos, México e Canadá já estão classificados para o torneio em 2024. As três vagas restantes serão definidas por critério técnico, por meio da Liga das Nações, competição organizada pela Concacaf.

Os times serão divididos em quatro grupos de quatro, com confrontos dentro das chaves. Os dois primeiros de cada se classificam para as quartas de final, com jogos eliminatórios até a final.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais