A Fifa divulgou, nesta sexta-feira (22), a lista dos onze jogadores indicados ao Prêmio Puskás, destinado ao gol mais bonito da última temporada. O meio-campista Guilherme Madruga, do Botafogo-SP, foi eleito à premiação. Os três finalistas e o vencedor serão escolhidos em votação online, que ocorre no portal oficial da entidade.
“Estou muito feliz por concorrer ao Prêmio Puskás, um dos mais importantes do futebol mundial. É uma sensação indescritível. O gol está fresco em minha memória, porque vejo muitas pessoas ainda comentando por diversas vezes. Fui muito feliz no lance e, realmente, foi um golaço. Peço que a torcida botafoguense e todo o Brasil vote no meu gol para o prêmio ficar novamente em nosso país”, celebrou o meia.
Madruga foi apontado como possível concorrente ao título ao cravar um gol de bicicleta fora da área, durante vitória sobre o Novorizontino por 1 a 0, no dia 27 de junho, partida válida pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão. Na oportunidade, o jogador ficou com a bola após a defesa adversária afastar a jogada e acertou uma bicicleta no ângulo do goleiro rival.
“Estamos muito orgulhosos por essa indicação. O Guilherme é um jovem que vem evoluindo muito durante toda a temporada, sempre disposto e dedicado pelo melhor resultado para o time e, sem dúvidas, foi um lindo gol, merece este prêmio. Além disso, ficamos empolgados pela visibilidade mundial que isso nos traz. Do ponto de vista comercial, é importante esse destaque para a exposição dos patrocinadores e para a marca do clube”, comenta Adalberto Baptista, gestor da SAF do clube.
Na história, dois brasileiros já venceram o Puskás: Neymar, em 2011, com gol marcado na partida entre Santos e Flamengo; e Wendell Lira, em 2015, ao marcar de voleio pelo Goianésia Esporte Clube.