O grupo investidor 777 Partners, dos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira (15) a compra do Everton, clube da Premier League na Inglaterra. A empresa, que também é dona da SAF do Vasco no Brasil, vai adquirir 94,1% da participação no clube inglês junto ao empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri, atual dono dos Toffees.
De acordo com a imprensa britânica, o negócio foi fechado por mais de 550 milhões de libras, o que corresponde a cerca de R$ 3,3 bilhões. Com o anúncio do acordo da compra, a negociação agora está sujeita a aprovação da Premier League, da Associação de Futebol da Inglaterra (FA) e da Autoridade de Conduta Financeira (FCA), órgão regulador do Reino Unido.
“Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de fazer parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder desenvolver sua orgulhosa herança e valores. Nosso principal objetivo é trabalhar com torcedores e partes interessadas para desenvolver a infraestrutura esportiva e comercial para os times masculino e feminino, a qual proporcionará resultados para as futuras gerações de torcedores do Everton”, afirmou Josh Wander, sócio-fundador da 777.
Agora, a 777 tem participação em oito clubes espalhados pelo mundo. Além do Vasco, no Brasil, e o Everton, na Inglaterra, o grupo americano também está ligada ao Genoa (Itália), Hertha Berlim (Alemanha), Standard de Liege (Bélgica), Red Star (França), Sevilha (Espanha) e Melbourne Victory (Austrália).
A expectativa é que a transação referente à compra do Everton seja concluída ainda neste ano. Em nota, o Everton comunicou que a 777 Partners não vai se pronunciar novamente durante o período de aprovação. Moshiri, que deixará o clube, buscará apoio dos acionistas minoritários e escreverá a eles nos próximos dias.