Mesmo com o mercado europeu fechado, jogadores de diversas equipes continuam deixando a Europa com destino à Arábia Saudita, já que o mercado saudita ainda não fechou. Para o volante Rodri, do Manchester City-ING, a saída de atletas jovens e mais experientes traz uma perda significante para o futebol europeu.
“O futebol europeu perde com essa situação. É totalmente compreensível dadas as quantias de dinheiro que estão a oferecer”, disse, durante coletiva de imprensa da Seleção Espanhola.
Rodri afirmou, ainda, que é preciso controlar essa saída dos jogadores do futebol europeu. Para ele, a saída tanto de jovens, quanto de veteranos prejudica a Europa como um todo. “É preciso controlar de alguma forma essa fuga de talentos. [...] Não são apenas os veteranos no crepúsculo das suas carreiras, pois há jovens que estão agora a partir. Respeito todas as suas decisões, mas as pessoas que agem devem controlar esta situação”, finalizou.
A extensão da janela de transferências saudita tem sido uma pedra no sapato das equipes europeias. O mercado árabe fica aberto até o dia 20 de setembro, enquanto o europeu fechou no dia 1 do mesmo mês. Ou seja, caso algum clube da Europa perca um jogador para a Arábia, poderá trazer um substituto somente na próxima janela de transferências, em setembro.