Ouvindo...

Veja a data de estreia do campeão da Libertadores no Mundial de Clubes

Fifa sorteia os cruzamentos do torneio na próxima semana, mas já definiu os dias em que ocorrerão os jogos em dezembro, na Arábia Saudita

Troféu do Mundial da Clubes da Fifa, que terá última edição em 2023 no formato atual

No dia 18 de dezembro, uma segunda-feira, provavelmente no estádio Prince Abdullah Al Faisal, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, o campeão da Libertadores-2023 estreará no último Mundial de Clubes organizado pela Fifa no formato atual, com sete participantes, e que é realizado desde 2005.

O Inter, que já está na semifinal da Libertadores ao passar pelo Bolívar-BOL, Palmeiras e Fluminense, que ainda disputam os jogos de volta das quartas de final, mas tem as vagas bem encaminhadas, são os brasileiros que podem ser campeões e estar no Mundial.

A Fifa definiu as datas específicas dos sete jogos da competição, que será realizada entre 12 e 22 de dezembro (uma sexta-feira) no país do Oriente Médio. Na próxima semana, em 7 de setembro, às 15h (de Brasília), será realizado o sorteio dos confrontos, e divulgada a tabela completa, com os horários. O evento será transmitido pelo Fifa+, o canal de streaming oficial da federação internacional.

O calendário com as datas está definido assim:

  • 12 de dezembro
    Jogo 1: Al-Ittihad x Auckland City

  • 15 de dezembro
    Jogo 2: Vencedor do jogo 1 x time B
    Jogo 3: time C x time D

  • 18 de dezembro
    Semifinal 1: Campeão da Libertadores x vencedor do jogo 2 ou do jogo 3

  • 19 de dezembro
    Semifinal 2: Manchester City x vencedor do jogo 2 ou do jogo 3

  • 22 de dezembro
    Disputa do 3º lugar
    Final

Seis times já estão confirmados na competição:

  • Manchester City (Inglaterra) - Europa

  • León (México) - Américas do Norte e Central

  • Al-Ahly (Egito) - África

  • Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia

  • Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania

  • Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede

Só falta definir o representante sul-americano, que será conhecido em 4 de novembro, após a final da Libertadores que será disputada no estádio do Maracanã, no Rio. O Inter já avançou à semifinal e espera o vencedor de Fluminense e Olímpia (na ida, semana passada, os brasileiros venceram por 2 a 0 como mandantes).

O Palmeiras fez 4 a 0 no Deportivo Pereira, na Colômbia, e encaminhou sua vaga para encarar na semi quem passar do confronto argentino entre Racing e Boca Juniors. A ida foi 0 a 0.

O jogo de abertura do Mundial já está definido: Al-Ittihad x Auckland City. No sorteio de 7 de setembro serão conhecidos os confrontos a partir daí, e Manchester City e o campeão da Libertadores entram direto nas semifinais. O evento mostrará contra o vencedor de quais quartas de final essas duas equipes cruzarão até uma eventual final.

A cidade de Jeddah, a 900 km da capital da Arábia Saudita, Riad, será a sede da competição, com dois estádios: o King Abdullah Sport City (capacidade para 62 mil espectadores) e o Prince Abdullah Al Faisal (30 mil espectadores).

A partir de 2025, a Fifa vai organizar um Mundial de Clubes turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, já estão garantidos nessa competição, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.