No dia 18 de dezembro, uma segunda-feira, provavelmente no estádio Prince Abdullah Al Faisal, na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, o campeão da Libertadores-2023 estreará no último Mundial de Clubes organizado pela Fifa no formato atual, com sete participantes, e que é realizado desde 2005.
O Inter, que já está na semifinal da Libertadores ao passar pelo Bolívar-BOL, Palmeiras e Fluminense, que ainda disputam os jogos de volta das quartas de final, mas tem as vagas bem encaminhadas, são os brasileiros que podem ser campeões e estar no Mundial.
A Fifa definiu as datas específicas dos sete jogos da competição, que será realizada entre 12 e 22 de dezembro (uma sexta-feira) no país do Oriente Médio. Na próxima semana, em 7 de setembro, às 15h (de Brasília), será realizado o sorteio dos confrontos, e divulgada a tabela completa, com os horários. O evento será transmitido pelo Fifa+, o canal de streaming oficial da federação internacional.
O calendário com as datas está definido assim:
12 de dezembro
Jogo 1: Al-Ittihad x Auckland City15 de dezembro
Jogo 2: Vencedor do jogo 1 x time B
Jogo 3: time C x time D18 de dezembro
Semifinal 1: Campeão da Libertadores x vencedor do jogo 2 ou do jogo 319 de dezembro
Semifinal 2: Manchester City x vencedor do jogo 2 ou do jogo 322 de dezembro
Disputa do 3º lugar
Final
Seis times já estão confirmados na competição:
Manchester City (Inglaterra) - Europa
León (México) - Américas do Norte e Central
Al-Ahly (Egito) - África
Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia
Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania
Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede
Só falta definir o representante sul-americano, que será conhecido em 4 de novembro, após a final da Libertadores que será disputada no estádio do Maracanã, no Rio. O Inter já avançou à semifinal e espera o vencedor de Fluminense e Olímpia (na ida, semana passada, os brasileiros venceram por 2 a 0 como mandantes).
O Palmeiras fez 4 a 0 no Deportivo Pereira, na Colômbia, e encaminhou sua vaga para encarar na semi quem passar do confronto argentino entre Racing e Boca Juniors. A ida foi 0 a 0.
O jogo de abertura do Mundial já está definido: Al-Ittihad x Auckland City. No sorteio de 7 de setembro serão conhecidos os confrontos a partir daí, e Manchester City e o campeão da Libertadores entram direto nas semifinais. O evento mostrará contra o vencedor de quais quartas de final essas duas equipes cruzarão até uma eventual final.
A cidade de Jeddah, a 900 km da capital da Arábia Saudita, Riad, será a sede da competição, com dois estádios: o King Abdullah Sport City (capacidade para 62 mil espectadores) e o Prince Abdullah Al Faisal (30 mil espectadores).
A partir de 2025, a Fifa vai organizar um Mundial de Clubes turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, já estão garantidos nessa competição, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA.