Ouvindo...

Time de Messi não jogará a Libertadores, mas poderá encarar brasileiro em 2024

Conmebol e Concacaf tentam colocar de pé quadrangular entre seus clubes campeões desenhado em janeiro, que pode ter a participação do Inter Miami

Messi em ação pelo Inter Miami, seu novo clube

Não há, neste momento, planos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central) para que clubes dos EUA e do México participem da Copa Libertadores, ou mesmo da Copa Sul-Americana. Há problemas de calendário e, principalmente, de logística para que isso se torne realidade.

Portanto não há chance de o time de Lionel Messi, o Inter Miami, jogar um desses torneios em 2024 (e provavelmente nem em 2025 ou 2026). Mas, desde janeiro de 2023, as duas confederações firmaram acordo para a realização de torneios de seleções e de clubes em conjunto. Um deles prevê, já para 2024, um quadrangular entre dois times da Conmebol e dois da Concacaf, batizado sem muita criatividade de “Final Four”.

Este, sim, poderá ter o time de Messi contra, por exemplo, o campeão da Copa Libertadores de 2023. Mas como seria isso? Quando? Onde? Bom, essas perguntas nem mesmo a Conmebol ou a Concacaf sabem exatamente, mas a Itatiaia apurou o status desse Final Four neste momento:

  • O grande problema para a realização desse quadrangular é o calendário. A ideia seria jogá-lo em uma sede fixa, com 99% de chances de ser nos EUA, por maior facilidade para fechar acordos comerciais que viabilizassem o mini-torneio. Mas quando?

  • A Concacaf sugeriu junho de 2024, na semana que antecederia a abertura da Copa América de Seleções, marcada para 20 de junho (com final em 14 de julho), nos EUA. Conmebol preferia janeiro, ou até dezembro, quando suas competições não estão em andamento.

  • Os times seriam indicados por critérios técnicos, documento assinado enfatiza isso, ou seja, nada de convite, como se propagou nas redes sociais uma das várias Fake News sobre o assunto. A Conmebol enviaria os campeões da Libertadores e da Sul-Americana de 2023, algo que já estava definido em janeiro.

  • A Concacaf, lá no início do ano, havia sinalizado que indicaria o campeão e o vice da Concachampions, a sua Liga dos Campeões. O atual campeão é o León-MEX, e o vice o Los Angeles FC-EUA. Ou seja, um time mexicano, outro norte-americano, cenário ideal. Mas aí entra o Messi e tudo que ele representa - inclusive financeiramente.

  • O Inter Miami, time do argentino, disputa neste sábado (19) a final da Leagues Cup, torneio que reúne times da MLS, a liga de futebol dos EUA, e do México, uma espécie de Concachampions, mas só com os times da elite do continente. O rival será o Nashville-EUA, às 22h (de Brasília).

  • E aí está a chance de Messi jogar o Final Four: a Concacaf poderia indicar o León, campeão da Concachampions, e o vencedor da Leagues Cup, que pode ser o Inter Miami (mas também o Nashville). Como o Final Four ainda não tem regulamento, seria possível isso ocorrer.

Para os torcedores de Palmeiras, Inter e Fluminense, que ainda brigam pela Libertadores-2023, e de Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fortaleza, que tentam levar a Sul-Americana-2023, seus clubes poderão enfrentar Messi em 2024. Mas ainda é tudo muito mais no “se” do que algo concreto.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.