O sorteio dos confrontos do Mundial de Clubes de 2023 será realizado em 7 de setembro, informou a direção da Fifa a suas confederações filiadas. O evento terá início às 15h (de Brasília), às 21h local, no Park Hyatt na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, e definirá o chaveamento do torneio a ser disputado de 12 a 22 de dezembro no país do Oriente Médio.
Neste dia será conhecido o caminho do campeão da Libertadores de 2023 na competição, a última no formato organizado desde 2005, com sete participantes. Palmeiras, Inter e Fluminense são os brasileiros que se classificaram para as quartas da Libertadores e podem estar no Mundial. O evento terá transmissão pelo Fifa+, o streaming oficial da federação internacional.
Seis times já estão confirmados na competição:
Manchester City (Inglaterra) - Europa
León (México) - Américas do Norte e Central
Al-Ahly (Egito) - África
Urawa Red Diamonds (Japão) - Ásia
Auckland City (Nova Zelândia) - Oceania
Al-Ittihad (Arábia Saudita) - país-sede
Só falta definir o representante sul-americano, que será conhecido em 4 de novembro, após a final da Libertadores que será disputada no estádio do Maracanã, no Rio. Os confrontos das quartas de final ocorrerão nas duas próximas semanas:
Boca Juniors-ARG x Racing-ARG (Racing decide em casa)
Deportivo Pereira-COL x Palmeiras (Palmeiras decide em casa)
Bolívar-BOL x Internacional (Internacional decide em casa)
Fluminense x Olimpia-PAR (Olimpia decide em casa)
O jogo de abertura do Mundial já está definido: Al-Ittihad x Auckland City. No sorteio de 7 de setembro, uma quinta-feira, serão definidos os confrontos a partir daí: Manchester City e o campeão da Libertadores entram direto nas semifinais. O evento mostrará contra o vencedor de quais quartas de final essas duas equipes cruzarão até uma eventual final.
A cidade de Jeddah, a 900 km da capital da Arábia Saudita, Riad, será a sede da competição, com dois estádios: o King Abdullah Sport City (capacidade para 62 mil espectadores) e o Prince Abdullah Al Faisal (30 mil espectadores).
A partir de 2025, a Fifa vai organizar um Mundial de Clubes turbinado, com 32 participantes, sendo 12 da Europa e seis da América do Sul. O Palmeiras, campeão da Libertadores de 2021, e o Flamengo, vencedor em 2022, já estão garantidos nessa competição, assim como Chelsea-ING, Real Madrid-ESP e Manchester City-ING. A primeira edição será nos EUA.