Após eliminar o Atlético na Copa Libertadores, o Palmeiras terá pela frente a grande surpresa das quartas de final: o Deportivo Pereira. Já na primeira vez em que disputa o torneio em toda história, os colombianos ignoraram o favoritismo do Independiente del Valle-EQU nas oitavas de final e se tornaram os únicos do país vivos na competição.
O clube, fundado em 1944, viveu momentos conturbados há quatro anos atrás, quando enfrentou dificuldades financeiras e beirou a falência. Na época, ‘Los Matecañas’ estavam na segunda divisão do futebol colombiano. Graças a uma gestão de sucesso, o Deportivo Pereira foi campeão da Primera B após 19 anos e voltou à elite nacional.
Na temporada passada, o clube ergueu o título do Campeonato Colombiano pela primeira vez. Além do troféu, os torcedores ‘matecañas’ puderam se orgulhar por terem se classificado à Copa Libertadores. Em 2023, o time comandado por Alejandro Restrepo fez boa campanha na fase de grupos e se garantiu vaga no mata-mata em uma chave que contava com Boca Juniors-ARG, Colo-Colo-CHI e Monagas-VEN.
Nas oitavas de final, o Deportivo Pereira venceu o Independiente del Valle por 1 a 0 em casa, no jogo de ida, e empatou o confronto de volta. No placar agregado, os colombianos venceram por 2 a 1. Agora, eles terão pela frente o Palmeiras, às 21h30 (de Brasília) do dia 23 (quarta-feira), no Estádio Hernán Ramírez Villegas, em Pereira. A volta será às 21h30 (de Brasília) do dia 30 (quarta-feira), no Allianz Parque, em São Paulo.
Deportivo Pereira
Nome: Corporación Social Deportiva y Cultural de Pereira
Fundação: 1944 (79 anos)
Estádio: Hernán Villegas, em Pereira, na Colômbia
Capacidade: 30 313 espectadores
Títulos: Campeonato Colombiano (2022) e Primera B (2000 e 2019)
Treinador: Alejandro Restrepo
Ídolos: René Higuita e Juan Carlos Osorio