Após deixar o Liverpool como ídolo, o meia Jordan Henderson foi anunciado, nessa quinta (27), pelo Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. Um detalhe chamou a atenção no vídeo de apresentação do reforço, o que virou assunto nas redes sociais.
No final de 2020, em uma partida do Liverpool, Henderson usou a braçadeira de capitão com as cores do arco-íris, relativas ao público LGBTQIAPN+. Depois do jogo, um torcedor do time inglês, identificado como Keith Spooner, publicou no Twitter que “ver aquilo significou o mundo e o fez pensar em voltar a jogar futebol”.
À época, o jogador respondeu o torcedor da seguinte forma: “Você nunca andará sozinho, Keith! Se usar a braçadeira ajudou uma pessoa, já é um progresso. Todos são bem-vindos no Liverpool!”.
Nessa quinta (27), o Al-Ettifaq tampou a foto da braçadeira em preto e branco, já que ser gay é crime na Arábia Saudita e as pessoas podem ser punidas até com pena de morte.
Henderson no Al-Ettifaq
No novo clube, Henderson reencontrará um velho conhecido e será treinado por Steven Gerrard, seu ex-companheiro no Liverpool.
O contrato assinado tem duração de três anos. Henderson, de 33 anos, jogava no Liverpool desde 2011. O atleta foi de “patinho feio” a capitão no time inglês, se tornando capitão após a saída de Steven Gerrard.
Foram 491 partidas com 33 gols marcados com a camisa dos Reds. Ele foi campeão de todos os títulos possíveis, a exceção da Europa League. Foi eleito o melhor jogador da Premier League em 2019/20, ano que marcou o título que encerrou jejum de 30 anos.
Carreira de Jordan Henderson
Revelado pelo Coventry City, Henderson também passou pelo Sunderland, antes de se juntar ao Liverpool. Em 2010, ele recebeu a primeira convocação para defender a Inglaterra e disputou três Eurocopas (2012, 2016, 2020) e três Copas do Mundo (2014, 2018 e 2022).
Craques no futebol saudita
Henderson será mais uma atração no futebol da Arábia Saudita. O país, turbinado por investimentos estatatais, fez barulho no chamado ‘mercado da bola’ e trouxe nomes como Karim Benzema, N’Golo Kanté, Marcelo Brozovic, Rúben Neves, entre outros.