O atacante brasileiro Anderson Lopes, de 29 anos, tem causado alvoroço no Japão durante essa temporada. Revelado pelo Avaí em 2014, o atleta é artilheiro da Liga Japonesa, a J1 League, pelo atual líder, Yokohama Marinos. O desempenho do outro lado do mundo e os atributos físicos do jogador levaram a comparações com outro brasileiro que brilhou na Terra do Sol Nascente: o ídolo atleticano Hulk.
A fase iluminada no Japão tem chamado a atenção na Europa. Nesta quarta-feira (12), o jornal espanhol AS, um dos mais importantes da imprensa esportiva europeia, publicou uma reportagem em que trata Anderson Lopes como o “Novo Hulk”.
No texto, o AS lembra que o artilheiro atleticano foi destaque quando jogou no Japão, entre 2005 e 2008, antes de se transferir para o Porto, onde se tornou um dos jogadores mais importantes da história do clube português, acumulando títulos e convocações para a Seleção Brasileira.
A carreira de Anderson Lopes no Brasil
No Brasil, Anderson Lopes teve passagens por Marcílio Dias, Tombense e Athletico, mas deixou o país logo em 2016, para jogar no Sanfrecce Hiroshima, do Japão, que havia vencido o Campeonato Japonês no ano anterior.
Em sua primeira temporada no Japão, Lopes teve uma participação discreta, com apenas 10 gols. Logo em 2018 ele foi emprestado ao Seoul, da Coreia do Sul e, novamente, teve uma passagem modesta pelo clube.
Em 2019, o jogador voltou ao futebol japonês, dessa vez ao Hokkaido Consadole Sapporo. Lá, o atleta desencantou. No primeiro jogo em casa, Lopes conheceu a torcida e marcou quatro gols. O jogo foi marcante não só pelo placar, mas também por um acidente: durante a comemoração do seu segundo gol na partida, Lopes não viu que havia um fosso de dois metros de profundidade atrás das placas de publicidade, foi comemorar com a família e acabou caindo.
Felizmente, Anderson não se feriu e logo retornou a campo, marcando outros dois gols na vitória por 5 a 2 contra o Shimizu S-Pulse. Em dois anos e meio de Consadole Sapporo, o atleta marcou quase 40 gols, no entanto, não conquistou nenhum título. Em 2021, Lopes foi para o Wuhan, do futebol chinês, mas também não conquistou nenhuma taça.
Voltando ao Japão, já em 2022, no Yokohama Marinos, Anderson conquistou o tão sonhado título que buscava: a Liga Japonesa, marcando 11 gols e 5 assistências em 28 partidas. Nessa temporada, o atleta é artilheiro do Campeonato Japonês, com 15 gols, e é o atual líder do torneio. Os últimos gols marcados por ele foram na vitória por 4 a 1 contra o Shonan, no dia 2 de julho.