O Mundial de Clubes da Fifa será disputado entre os dias 12 e 22 de dezembro. Quatro dos sete clubes participantes estão definidos e, ao longo desta semana, outros dois participantes serão conhecidos. O torneio terá como sede a Arábia Saudita.
O mais recente classificado é o León-MEX. A equipe venceu por 1 a 0 o Los Angeles FC-EUA no domingo (4), fora de casa e confirmou a conquista inédita da Concachampions. Os mexicanos haviam vencido a primeira partida por 2 a 1, no México.
A equipe se junta ao Urawa Red Diamonds-JAP e Auckland City-OCE que foram campeões das competições continentais, respectivamente, na Ásia e na Oceania.
O Al-Ittihad está classificado como representante do país-sede. A equipe confirmou o título nacional no final do último mês.
Próximos classificados
No final de semana, outros dois participantes da competição continental serão definidos. No sábado (10) e no domingo (11) serão conhecidos, respectivamente, os campeões da Europa e da África.
O campeão da UEFA Champions League sairá do duelo entre Manchester City-ING e Internazionale-ITA. O título será definido em jogo único e o vencedor garante presença no torneio Fifa no fim do ano.
Al-Ahly-EGI e Wydad Casablanca-MAR definem o campeão africano no dia seguinte. A primeira partida teve vitória dos egipcios por 2 a 1. A grande decisão será no Marrocos e a equipe da casa precisa vencer para conquistar o bicampeonato da Champions League do continente.
Depois do final de semana, fica pendente apenas a definição do time sul-americano. A Copa Libertadores tem final prevista para o dia 4 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Formato de disputa
O Mundial de Clubes começa no dia 12 de dezembro com a partida entre Al-Ittihad e Auckland City. A sequência dos duelos, que serão disputados em partidas eliminatórias, é definida por sorteio.
Os campeões da UEFA Champions League e da Copa Libertadores entram diretamente na semifinal. A disputa pelo título está prevista para o dia 22 de dezembro.
É a última vez que o torneio terá esse formato. A partir de 2025, o Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos num formato com 32 clubes.