Ouvindo...

Leicester é rebaixado na Premier League; Everton vence e se salva

Dez anos após ser campeão inglês, time de Jamie Vardy caiu para a Segunda Divisão

Campeão inglês pelo Leicester, Vardy amargou rebaixamento neste domingo

Na luta contra o rebaixamento na Premier League, o Everton venceu o Bournemouth neste domingo (28), por 1 a 0, no Goodison Park, em Liverpool. O gol foi anotado pelo volante Abdoulaye Doucouré.

Com o resultado, o Everton chegou aos 36 pontos, se manteve na 17ª colocação - primeira fora da zona do rebaixamento - e, portanto, na elite, em que disputa de maneira direta desde 1954/55. Com isso, quem caiu à segunda divisão foi o Leicester, que até venceu o West Ham, em casa, por 2 a 1 - gols de Harvey Barnes, Faes e Fornals -, mas atingiu apenas os 34 tentos e abriu o Z3, na 18ª posição.

Este foi o primeiro descenso dos Foxes desde a temporada 2003-04. O clube, que retornou à elite do futebol inglês em 2013/14, conquistou um histórico título da Premier League em 2015/16, além de uma Copa da Inglaterra, em 2020/21, e uma Supercopa da Inglaterra, em 2021.

Rebaixados e disputa pela Conference League

Com as quatro vagas para a disputa da próxima Liga do Campeões da Europa definidas - Manchester City (campeão), Arsenal (vice-líder), Manchester United (terceiro) e Newcastle (quarto) -, além das duas vagas à Liga Europa, pertencentes a Liverpool (quinto) e Brighton (sexto), a disputa ficou para o lugar na Liga Conferência.

Brentford, Tottenham e Aston Villa duelavam para figurar na sétima colocação - zona de classificação para a competição europeia. Como fez o dever de casa, ao bater o Brighton por 2 a 1, a equipe do brasileiro Douglas Luiz, que marcou gol no jogo, somou 61 pontos, assegurou a posição e, assim, o avanço ao torneio continental. Watkins, para os mandantes, e Undav, para o time visitante, anotaram os demais tentos.

Por sua vez, os Spurs até triunfaram sobre o rebaixado Leeds United, por 4 a 1, em casa, mas precisavam contar com um tropeço do Aston Villa. Dessa forma, ficaram no oitavo lugar, com 60 unidades, seguido pelo Brentford, que venceu o City por 1 a 0, diante da sua torcida, e terminou com 59.

Na parte de baixo da tabela, o lanterna Southampton, já rebaixado desde a 36ª rodada, recebeu o Liverpool e empatou por 4 a 4, ficando com 25 tentos. Já a outra vaga do Z3, além do Leicester, ficou com o penúltimo colocado Leeds, que precisava vencer o Tottenham e contar com uma derrota do Everton e tropeço dos Foxes para escapar da degola. Com o revés na rodada, o time ficou com 31 unidades.

Resultados da rodada na Premier League

  • Arsenal 5x0 Wolverhampton

  • Aston Villa 2x1 Brighton

  • Brentford 1x0 Manchester City

  • Chelsea 1x1 Newcastle

  • Crystal Palace 1x1 Nottingham Forest

  • Everton 1x0 Bournemouth

  • Leeds United 1x4 Tottenham

  • Leicester 2x1 West Ham

  • Manchester United 2x1 Fulham

  • Southampton 4x4 Liverpool

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.