Na luta contra o rebaixamento na Premier League, o Everton venceu o Bournemouth neste domingo (28), por 1 a 0, no Goodison Park, em Liverpool. O gol foi anotado pelo volante Abdoulaye Doucouré.
Com o resultado, o Everton chegou aos 36 pontos, se manteve na 17ª colocação - primeira fora da zona do rebaixamento - e, portanto, na elite, em que disputa de maneira direta desde 1954/55. Com isso, quem caiu à segunda divisão foi o Leicester, que até venceu o West Ham, em casa, por 2 a 1 - gols de Harvey Barnes, Faes e Fornals -, mas atingiu apenas os 34 tentos e abriu o Z3, na 18ª posição.
Este foi o primeiro descenso dos Foxes desde a temporada 2003-04. O clube, que retornou à elite do futebol inglês em 2013/14, conquistou um histórico título da Premier League em 2015/16, além de uma Copa da Inglaterra, em 2020/21, e uma Supercopa da Inglaterra, em 2021.
Rebaixados e disputa pela Conference League
Com as quatro vagas para a disputa da próxima Liga do Campeões da Europa definidas - Manchester City (campeão), Arsenal (vice-líder), Manchester United (terceiro) e Newcastle (quarto) -, além das duas vagas à Liga Europa, pertencentes a Liverpool (quinto) e Brighton (sexto), a disputa ficou para o lugar na Liga Conferência.
Brentford, Tottenham e Aston Villa duelavam para figurar na sétima colocação - zona de classificação para a competição europeia. Como fez o dever de casa, ao bater o Brighton por 2 a 1, a equipe do brasileiro Douglas Luiz, que marcou gol no jogo, somou 61 pontos, assegurou a posição e, assim, o avanço ao torneio continental. Watkins, para os mandantes, e Undav, para o time visitante, anotaram os demais tentos.
Por sua vez, os Spurs até triunfaram sobre o rebaixado Leeds United, por 4 a 1, em casa, mas precisavam contar com um tropeço do Aston Villa. Dessa forma, ficaram no oitavo lugar, com 60 unidades, seguido pelo Brentford, que venceu o City por 1 a 0, diante da sua torcida, e terminou com 59.
Na parte de baixo da tabela, o lanterna Southampton, já rebaixado desde a 36ª rodada, recebeu o Liverpool e empatou por 4 a 4, ficando com 25 tentos. Já a outra vaga do Z3, além do Leicester, ficou com o penúltimo colocado Leeds, que precisava vencer o Tottenham e contar com uma derrota do Everton e tropeço dos Foxes para escapar da degola. Com o revés na rodada, o time ficou com 31 unidades.
Resultados da rodada na Premier League
Arsenal 5x0 Wolverhampton
Aston Villa 2x1 Brighton
Brentford 1x0 Manchester City
Chelsea 1x1 Newcastle
Crystal Palace 1x1 Nottingham Forest
Everton 1x0 Bournemouth
Leeds United 1x4 Tottenham
Leicester 2x1 West Ham
Manchester United 2x1 Fulham
Southampton 4x4 Liverpool