Lenda do futebol feminino, Marta completa 39 anos nesta quarta-feira (19). Atualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos, a atleta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela FIFA.
Marta Vieira da Silva nasceu na cidade de Dois Riachos, em Alagoas, em 1986. Ao longo da carreira, a Rainha defendeu o Vasco, Umea IK (Suécia), Los Angeles Sol, Santos, FC Rosenard (Suécia) e Orlando Pride.
Ao todo, Marta conquistou 14 títulos com clubes. Entre eles estão uma Champions League e uma Copa Libertadores.
Marta na Seleção
Ao longo da carreira, Marta disputou 202 jogos pela Seleção Brasileira e marcou 119 gols. A atleta é a maior artilheira da Seleção em Copas do Mundo (entre homens e mulheres), com 17 tentos marcados.
Com a Amarelinha, Marta conquistou três vezes a Copa América, duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos e três medalhas de prata nos Jogos Olímpicos.
Além dos títulos das conquistas em equipe, Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018).
Homenagens
Algumas instituições mandaram recados para a Rainha. Em seu perfil oficial no X (antigo twitter), a FIFA escreveu: “Marta Vieira da Silva, a Rainha do futebol”. A mensagem foi acompanhada por um vídeo com lances da atleta.
Marta Vieira da Silva, la REINA del fútbol. 👑🇧🇷#FIFAWWC pic.twitter.com/5Aihq56J8a
— Copa Mundial FIFA 🏆 (@fifaworldcup_es) February 19, 2025
O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, também parabenizou a atleta: “Feliz aniversário, Marta! Um verdadeiro ícone do futebol sul-americano e uma das maiores da história! Seu talento, paixão e legado seguem inspirando gerações. Que aproveite seu dia!”, escreveu.
O Vasco relembrou o início da carreira da atellta e declarou: Hoje é dia da Rainha Marta. A Maior jogadora de todos os tempos e Cria da Colina completa mais um ano de vida. O Vasco da Gama te deseja muitas felicidades, Marta!”.
O Santos declarou: “O Reino do Futebol está em festa. A Rainha Marta comemora mais um ano de vida. Nossos parabéns à maior jogadora da história do futebol feminino, que teve o orgulho de defender o Manto Sagrado. Foram 28 partidas pelo Santos, com 39 gols marcados e 2 títulos. Saudações Alvinegras, Rainha!”.