As 23 atletas campeãs da Copa do Mundo Feminina pela Espanha informaram à Federação Espanhola que não entrarão em campo conra a Suécia e a Suíça, nos dias 22 e 26 de setembro, pelos jogos da Liga das Nações. O protesto aconteceu horas depois da nova treinadora, Montserrat Tomé, ter sido apresentada.
A informação é do Mundo Deportivo. Segundo as jogadoras, ainda não houve mudanças suficientes na Federação, mesmo com a saída de Luis Rubiales, que beijou Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa Feminina, e Jorge Vilda, ex-treinador da Espanha que tem diversas polêmicas em relação à equipe espanhola.
As atletas pedem a saída do Secretário-Geral da RFEF, Andreu Camps, do chefe da Integridade, Miguel García Caba, e dos membros do Departamento de Comunicação da entidade, que teriam vazado informações falsas sobre Jenni. Ana Álvarez, diretora, e Rafa del Amo, presidente do futebol feminino da RFEF também seriam alvo de protestos das atletas.
Caso Rubiales
Luis Rubiales foi suspenso das atividades enquanto presidente da RFEF após beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca durante premiação da Copa do Mundo Feminina. Na ocasião, as atletas espanholas recebiam as medalhas e cumprimentavam os dirigentes.
A ação repercutiu tanto nas redes sociais quanto no governo espanhol e na FIFA. Ele chegou a pedir desculpas pela ação, porém, dias depois, em assembléia extraordinária da RFEF, afirmou que a ação foi consentida e que não renunciaria ao cargo de presidente.
O dirigente foi ovacionado após o discurso na assembléia. O discurso também repercutiu nas redes e diversos atletas saíram em defesa de Hermoso e contra o dirigente. Alguns deles afirmaram até mesmo que deixariam a Seleção Espanhola até que Rubiales fosse afastado.
Com muita pressão, o Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu Rubiales por 90 dias. A suspensão começou logo após o comunicado no dia 26 de agosto e seguirá até que seja concluído o processo disciplinar instaurado pela entidade.
Leia mais:
Fifa suspende Luis Rubiales, que beijou jogadora na final da Copa do Mundo Feminina ‘Em nenhum momento consenti no beijo’, garante Jenni Hermoso Presidente de Federação nega renúncia e dispara: ‘Beijo foi consentido’ Dirigente é denunciado por violência sexual após beijo em jogadora Presidente de federação beija jogadora na boca durante premiação da Copa Jogadora da Espanha que foi beijada por dirigente: ‘Não gostei, mas o que eu ia fazer?’ Presidente da Federação Espanhola pede desculpas após beijar jogadora