O Campeonato Paranaense 2024 começa nesta quarta-feira (17). Com o mesmo formato das últimas quatro temporadas, a competição terá turno único e mata-mata até a grande final. O término do torneio está previsto para o dia 7 de abril (domingo).
Ao todo, portanto, participam 12 equipes: Andraus Brasil, Athletico-PR, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Aruko, São Joseense, Londrina-PR, Maringá, Operário-PR e PSTC. Os oito mais bem colocados na primeira fase se classificam às fases finais, que terão jogos de ida e volta, com o mando de campo da partida decisiva beneficiando a equipe com melhor desempenho na etapa inicial.
Quanto ao rebaixamento, os dois times que tiverem os piores desempenhos na fase classificatória (11º e 12º colocados) caem de divisão. No ano passado, enquanto Rio Branco e Foz do Iguaçu amargaram o descenso, Andraus Brasil e PSTC comemoraram o acesso à divisão de elite do Paranaense.
Maiores campeões
O maior campeão paranaense ao longo de suas 108 edições já disputadas é o Coritiba, com 39 troféus conquistados. Completam o ranking as equipes do Athletico-PR (27), Ferroviário (8), Paraná Clube (7), Britânia (7), Londrina-PR (5), Grêmio Maringá (3), Palestra Itália (3), Pinheiros (2), Operário-PR (1), Colorado (1), Internacional (1), Paranavaí (1), América-Paraná (1), Monte Alegre (1), Comercial (1), Água Verde (1), Cascavel (1) e Iraty (1).
O último campeão paranaense foi o Athletico-PR, após vencer o time do Cascavel na grande decisão.
Postulantes ao título
Nesta temporada, assim como na maioria das edições anteriores, os grandes rivais estaduais são também os favoritos ao título. Athletico-PR e Coritiba, que protagonizam um dos maiores clássicos do Brasil, são as duas equipes da competição com maior investimento e melhor qualidade técnica.
No entanto, o Operário-PR, dono da segunda melhor campanha da primeira fase em 2023, também busca, pelo menos, chegar à final. Para isso, o Fantasma fez contratações de peso para o ano, como o atacante Marcelo Cirino, ex-Flamengo e Athletico-PR, e o volante Rodrigo Lindoso, que teve passagem marcante pelo Botafogo. O goleiro Gabriel Mesquita, campeão da Série B pelo Cruzeiro, também foi mais um dos reforços da equipe de Ponta Grossa.
‘Medalhões’ no Paraná
Por falar em reforços de peso, alguns personagens marcantes do futebol brasileiro iniciarão a temporada 2024 no Campeonato Paranaense. Além de Marcelo Cirino e Rodrigo Lindoso no Operário-PR, quase todos os outros times contam com velhos conhecidos da bola.
A começar pelos técnicos, com destaque para Londrina-PR e Azuriz. Enquanto o Tubarão foi ao mercado e anunciou a contratação do ex-Cruzeiro e Seleção Brasileira Emerson Ávila, a equipe de Pato Branco foi buscar Gilson Kleina, ‘figurinha carimbada’ e que passou por tantos outros clubes no país. Outro comandante experiente é Guto Ferreira, atualmente no Coritiba.
A nível de reforço para dentro das quatro linhas, além dos já citados, o goleiro Sidão, ex-Vasco e São Paulo, irá defender o Azuriz. Outro velho conhecido do futebol mineiro a disputar o Paranaense 2024 é o meio-campista Guilherme, campeão mineiro, da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Atlético, que vai defender as cores do Cianorte.
Vagas nas competições nacionais
Com 109 anos de história e 17 datas previstas para 2024 (uma acima do recomendado pela CBF), o Campeonato Paranaense deve dar três vagas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2025.
Objetivo de cada equipe
Abaixo, a Itatiaia traz uma lista com o objetivo, curiosidades e as principais contratações de cada uma das equipes para o Campeonato Paranaense de 2024, que começa nesta quarta-feira (17).
Andraus Brasil
Fundado em 2003, atual campeão da Segunda Divisão e estreante na divisão de elite do Paranaense, o Andraus Brasil já enfrenta o Athletico-PR na estreia da competição, marcada para esta quarta-feira (17), na Vila Capanema, em Curitiba. A equipe comandada pelo técnico Edison Borges busca, pelo menos, a permanência em 2024.
A nível de reforços, o Andraus Brasil conta com dois principais: o meio-campista Marquinhos, formado nas categorias de base do Palmeiras e o atacante Patrick Leonardo, tido como uma promessa do Furacão durante a década passada.
Athletico-PR
Atual campeão paranaense, o Athletico-PR busca o bicampeonato consecutivo. Para isso, o Furacão conta com o colombiano Juan Carlos Osório, ex-São Paulo e LDU no comando técnico.
A nível de elenco, apesar de ter o maior orçamento da competição, o Furacão perdeu dois de seus principais jogadores na temporada passada: o atacante Vitor Roque, que foi jogar pelo Barcelona, da Espanha, e o meio-campista Vitor Bueno, vendido ao Cerezo Osaka, do Japão. Por outro lado, alguns dos principais reforços da equipe é a renovação contratual do centroavante Pablo e a contratação do lateral-direito Leonardo Godoy, ex-Estudiantes, da Argentina.
Na temporada 2024, além do Campeonato Paranaense, o Athletico-PR, irá disputar a Copa Sul-Americana, a Copa do Brasil e a Série A do Campeonato Brasileiro.
Azuriz
Com o experiente Gilson Kleina no comando técnico, a expectativa do Azuriz para o Campeonato Paranaense 2024 é fazer uma campanha melhor do que na última temporada, quando ficou apenas na nona colocação na fase classificatória.
A nível de contratação, além de Kleina, a Gralha Azul conta com o experiente goleiro Sidão, ex-Vasco e São Paulo. Outro destaque é o volante Xavier, revelado nas categorias de base do Corinthians.
Cascavel
Vice-campeão na temporada passada, em 2024, o Cascavel busca seu primeiro título paranaense. Nessa temporada, além do Estadual, a equipe comandada pelo técnico Leston Júnior disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Cianorte
Com o objetivo de novamente assegurar vaga nas competições nacionais, o Cianorte tem no Campeonato Paranaense o “primeiro passo” de uma temporada na qual também disputará a Série D do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Para isso, a equipe contratou nomes conhecidos do futebol brasileiro. Destaque para o atacante Júnior Dutra, ex-Corinthians e para o meio-campista Guilherme, com passagens de sucesso por Cruzeiro e Atlético. Ao todo, foram 20 reforços anunciados.
A estreia do Cianorte na temporada 2024 será nesta quarta-feira (17), contra o São Joseense, na abertura do Campeonato Paranaense.
Coritiba
Maior campeão da competição, o Coritiba vai em busca do 40º título paranaense em 2024. Para isso, a equipe comandada pelo experiente Guto Ferreira tem seis reforços à disposição, com destaque para o meio-campista Matheus Frizzo, ex-Tombense.
Primeira competição do ano, o Estadual marca o início de uma temporada que terá Série B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil para a equipe coxa-branca.
A estreia do Coritiba na competição acontece na quinta-feira (18), contra o PSTC, no Couto Pereira, capital paranaense.
Aruko
Com apenas dois anos de história no Campeonato Paranaense, o Aruko tem orçamento modesto e luta pela permanência na elite do futebol do Estado.
São Joseense
Equipe da região metropolitana de Curitiba, em 2024, o São Joseense disputará a elite do Campeonato Paranaense pela terceira vez em sua história, com o objetivo claro de se consolidar na divisão principal, mas também de olho nas competições nacionais.
Dentro de campo, a equipe de São José dos Pinhais aposta na continuidade do trabalho do treinador Luciano Gusso, contratado na reta final da Série D do ano passado. Nos reforços, destaque para a contratação do lateral-esquerdo Eltinho, ex-Coritiba. Vale lembrar que, em relação à temporada passada, o São Joseense conta com apenas quatro remanescentes.
Londrina-PR
Comandada pelo experiente técnico Emerson Ávila, a equipe do Londrina-PR busca chegar, pelo menos, às quartas de final do Campeonato Paranaense 2024, algo que não aconteceu na temporada passada.
Dentro de campo, o time que estreará contra o Operário-PR fora de casa, oficializou a contratação de oito reforços, com destaque para o meio-campista Rafael Longuine, ex-jogador do Santos.
Maringá
Vice-campeão em 2022, para esta temporada, o objetivo do Maringá é estar entre os melhores do Campeonato Paranaense. Para isso, a equipe montou um plantel com 30 jogadores, sendo seis reforços, e aposta na continuidade do trabalho do técnico Jorge Castilho, que já dura cinco anos.
Operário-PR
Dono da segunda melhor campanha na fase classificatória do ano passado, o Operário-PR é tido como uma das principais forças do interior do Paraná.
Para o Campeonato Paranaense, o Fantasma terá um time completamente reformulado, com 11 reforços e com destaques para o atacante Marcelo Cirino e o volante Rodrigo Lindoso. No comando técnico, mais um nome conhecido: Rafael Guanaes, campeão estadual com o Athletico-PR em 2019 e com passagens pelo futebol mineiro.
Na temporada 2024, além do Campeonato Paranaense, o Operário-PR terá a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil em disputa.
PSTC
Fundado em 1994 como clube-empresa, o PSTC volta à elite do futebol paranaense após três anos consecutivos na Segunda Divisão. Portanto, para esta temporada, o objetivo, claro, é a permanência.
Se puder sonhar alto, a equipe do norte do Paraná busca repetir a campanha de 2016, quando chegou às semifinais da competição.
Homenagem no Paraná
O troféu conquistado pelo campeão paranaense de 2024 carregará o nome de Gilberto Manoel Rocha, o Gil Rocha, jornalista esportivo no Paraná, que faleceu no dia 31 de junho de 2023, aos 63 anos, vítima de uma parada cardíaca.
O anúncio da homenagem foi feito pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), nessa segunda-feira (15), após a assinatura do ato oficial pela viúva de Gil, Ana Zimmerman, repórter da RPC, e o filho, Lucas Rocha.
Participantes
- Andraus Brasil (Curitiba);
- Athletico-PR (Curitiba);
- Azuriz (Pato Branco);
- Cascavel (Cascavel);
- Cianorte (Cianorte);
- Coritiba (Curitiba);
- Aruko (Maringá);
- São Joseense (São José dos Pinhais);
- Londrina-PR (Londrina);
- Maringá (Maringá);
- Operário-PR (Ponta Grossa);
- PSTC (Alvorada do Sul);
Primeira rodada do Campeonato Paranaense 2024
- 17/01 (quarta-feira), às 16h (de Brasília) - São Joseense x Cianorte, no Estádio Municipal do Pinhão, em São José dos Pinhais;
- 17/01 (quarta-feira), às 20h (de Brasília) - Andraus Brasil x Athletico-PR, na Vila Capanema, em Curitiba;
- 17/01 (quarta-feira), às 20h30 (de Brasília) - Maringá x Aruko, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá;
- 18/01 (quinta-feira), às 19h (de Brasília) - Operário-PR x Londrina-PR, no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa;
- 18/01 (quinta-feira), às 20h (de Brasília) - Coritiba x PSTC, no Couto Pereira, em Curitiba;
- 18/01 (quinta-feira), às 20h30 (de Brasília) - Cascavel x Azuriz, no Olímpico Regional, em Cascavel.
Onde assistir
Após temporada passada com transmissões restritas somente ao streaming, em 2024, o Campeonato Paranaense está de volta à TV aberta. O torcedor poderá acompanhar os jogos da seguinte maneira:
- TV Paraná Turismo (um jogo por rodada);
- Canal NSports no YouTube (transmissão da competição completa)
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.