Os quatro jogos da rodada de quartas de final do Campeonato Paraense foram adiados horas antes da bola rolar. A decisão da Federação Paraense de Futebol (FPF) aconteceu no final da tarde da última sexta-feira (7), após um julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará punir duas equipes, o que causou uma mudança drástica na tabela da primeira fase, alterando assim os duelos do mata-mata.
Capitão Poço e Tuna Luso, adversários de Paysandu e Castanhal respectivamente, foram punidos com a perda de pontos por suposta escalação irregular de atletas. Os autores da denúncia foram os clubes Independente-PA e Caeté-PA, ambos rebaixados para a segunda divisão do Estadual.
Entenda a decisão
Segundo a ação, os clubes acusados teriam escalados jogadores que completaram ou completarão 20 anos em 2025 e foram inscritos ainda sob um contrato amador. O regulamento do Campeonato Paraense prevê que atletas nessa idade só podem atuar com contrato profissional.
Com a decisão do TJD/PA, que ainda cabe recurso, o Cap perdeu 18 pontos e foi rebaixado na lanterna com -7. A Rainha do Mar, por sua vez, perdeu sete pontos, ficou com quatro na tabela e com isso não conseguiu a classificação para as quartas, na 10ª colocação.
Segundo a decisão, além da queda da pontuação, os clubes ainda serão multados. O Capitão Poço em R$30 mil e o Tuna Luso em R$10 mil.
Discussão jurídica e cenários
O julgamento dos dois clubes aconteceu na quinta-feira (6), dias antes do início dos embates. A proximidade dos jogos causou um imbróglio logístico e um pedido de efeito suspensivo, imposto pela FPF. A federação alegou que a rodada já estava em andamento. Contudo o TJD indeferiu o pedido.
Além disso, através de nota oficial, a FPF revelou que oito dos doze clubes pediram a paralisação do campeonato.
Por isso, o torneio foi suspenso.
“Diante desse cenário, não restou alternativa à Federação senão suspender a competição até que a questão seja definitivamente resolvida”, disse a FPF/PA em nota.
Como ficaria as quartas de final caso a punição seja mantida
A perda de pontos causaria uma mudança total na tabela da classificatória, o que impactaria diretamente nos confrontos da fase seguinte. Os jogos antes do julgamento seriam:
- Remo (1°) x Santa Rosa (8°)
- Castanhal (4°) x Tuna Luso (5°)
- Paysandu (2°) x Capitão Poço (7°)
- Bragantino (3°) x (6°) Águia de Marabá
Em caso da manutenção da punição, o Independente se salva do rebaixamento, enquanto São Francisco e Cametá ganham a vaga para o mata-mata. Neste cenário, os embates ficam desta forma;
- Remo (1º) x São Francisco-PA (8º)
Castanhal (4º) x Águia de Marabá (5º)
- Paysandu (2º) x Cametá (7º)
- Bragantino-PA (3º) x Santa Rosa(6º)
Tuna Luso e Capitão Poço já recorreram da decisão e o julgamento do recurso deve acontecer na próxima quinta-feira (13).