Seleção Brasileira de LoL é anunciada para disputa da ENC; veja escalações
Brasil terá sete jogadores na competição internacional disputada na Arábia Saudita; torneio reúne 112 países e começa em novembro

A Esports Foundation (EF) divulgou nesta quinta-feira (18) a escalação oficial da Seleção Brasileira de League of Legends para a Esports Nations Cup 2026 (ENC). O torneio internacional será realizado entre os dias 2 e 29 de novembro, em Riade, na Arábia Saudita, e contará com representantes de 112 países.
A lista brasileira reúne apenas jogadores que atuam no cenário nacional, com destaque para a presença de atletas da FURIA, atual campeã do CBLOL 2026, além de nomes da LOUD e da Red Canids.
Ao todo, sete jogadores foram convocados para representar o país na competição.
FURIA, LOUD e Red Canids dominam convocação
A seleção terá como titulares o toplaner Xyno, da LOUD, um dos destaques da campanha que terminou com o título da Copa CBLOL 2026. A equipe também contará com três atletas da FURIA: o jungler Tatu, eleito MVP do primeiro split do CBLOL 2026, o midlaner Tutsz e o atirador Ayu.
Da Red Canids foram convocados Frosty, suporte que disputou as finais da Copa CBLOL e do terceiro split da LTA Sul 2025, além de zynts e Morttheus, que serão reservas da equipe. A comissão técnica será liderada por Tockers, ex-jogador e atualmente treinador da Matilha.
Convocados do Brasil para a ENC 2026
Titulares
- Xyno (LOUD) – Top
- Tatu (FURIA) – Jungler
- Tutsz (FURIA) – Mid
- Ayu (FURIA) – ADC
- Frosty (Red Canids) – Suporte
Reservas
- zynts (Red Canids)
- Morttheus (Red Canids)
Veja todas as escalações divulgadas
- China – Bin, Tian, knight, JackeyLove, ON, Flandre (reserva) e Monki (reserva)
- Coreia do Sul – Zeus, Canyon, Faker, Gumayusi, Keria e Zeka (reserva)
- França – Adam, SkewMond, nuc, Caliste, Zoelys, Sheo (reserva) e Hans Sama (reserva)
- Vietnã – Kiaya, Hizto, Dire, Eddie, Taki, Aresss (reserva) e SofM (reserva)
- Brasil – Xyno, Tatu, Tutsz, Ayu, Frosty, zynts (reserva) e Morttheus (reserva)
- Estados Unidos – Dhokla, Blaber, APA, Yeon, huhi, Gryffinn (reserva) e DARKWINGS (reserva)
- Taiwan – 1Jiang, Junjia, hongQ, Doggo e ShiauC
- Dinamarca – Wunder, Cboi, Caps, Zven, Doss, Carlsen (reserva) e Woldjo (reserva)
- Turquia – BrokenBlade, Rhilech, Serin, Aetinoth, Fleshy, Parus (reserva) e Closer (reserva)
- Grécia – Embryos, Pallet, Vladi, Comp, Labrov, Drofan (reserva) e Peppe (reserva)
- Polônia – Tracyn, Inspired, Czajek, Harpoon, Busio, Jankos (reserva) e Trymbi (reserva)
- Argentina – Ackerman, Kaze, Ceo, Josedeodo, ZOEN, Enga (reserva) e Lyonz (reserva)
- Espanha – Myrwn, Elyoya, Alvaro, Hydra, Flakked, Oscarinin (reserva) e Legolas (reserva)
- Canadá – Vulcan, Spirax, Massu, KryRa, Zamudo, Jojopyun (reserva) e Sheiden (reserva)
- Suécia – Yike, Rekkles, Thebausffs, UNFORGIVEN, SlowQ, Krye (reserva) e Mishigu (reserva)
- República Tcheca – Carzzy, Jackies, Twight, Bobista, Humanoid, OMON (reserva) e Patrik (reserva)
Brasil tem convite direto para as finais
A ENC 2026 terá 112 seleções inscritas na modalidade League of Legends. Apenas 32 países disputarão as finais presenciais.
Dessas vagas, 16 foram distribuídas por convite direto com base no ranking oficial da Esports Nations Cup. O sistema levou em consideração o desempenho dos jogadores inscritos em competições oficiais da Riot Games até 14 de junho de 2026.
O Brasil aparece entre os países convidados, garantindo vaga automática na fase final do torneio.
Além da seleção brasileira, também receberam convite direto potências tradicionais do cenário internacional. São elas: China, Coreia do Sul, França, Vietnã, Estados Unidos, Taiwan, Dinamarca, Turquia, Grécia, Polônia, Argentina, Espanha, Canadá, Suécia e República Tcheca.
Como serão definidas as demais vagas
Com as equipes convidadas definidas, a ENC inicia agora sua fase de classificatórias regionais online. As disputas ocorrerão entre os dias 19 e 21 de junho e distribuirão 14 vagas para as finais.
Serão classificadas duas equipes de cada uma das seguintes regiões:
- Ásia
- América do Norte
- América do Sul
- Europa Ocidental
- Europa Oriental
- Sudeste Asiático e Oceania
- Oriente Médio e África
As duas últimas vagas serão preenchidas por meio de wildcards: uma destinada à solidariedade internacional e outra reservada ao país-sede da competição.
Quando acontece a Esports Nations Cup 2026?
A competição de League of Legends da Esports Nations Cup será disputada entre 2 e 29 de novembro, em Riade, na Arábia Saudita.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta de games.



