Nas últimas semanas têm aumentado os rumores de que o Campeonato Brasileiro estará licenciado no
Veja os 12 clubes brasileiros que poderão estar no EA FC 26
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Botafogo
- Corinthians
- Criciúma
- Cruzeiro
- Cuiabá
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Vasco
Brasileirão no EA FC
Caso confirmado, será a primeira vez desde FIFA 16 que o Brasileirão terá os atletas licenciados em um jogo da série. Nas versões mais recentes, apenas alguns times apareciam com nomes genéricos ou jogadores fictícios, o que gerava frustração entre os fãs brasileiros, que podiam usar apenas os escudos e uniformes dos clubes.
Lei Pelé segue como desafio para licenciamento de jogadores
Um fator segue sendo determinante para a viabilidade do licenciamento completo: a Lei Pelé. A legislação brasileira, oficialmente conhecida como Lei nº 9.615/98, regula o esporte no país e tem um impacto direto na forma como a EA Sports negocia os direitos de uso de imagem dos jogadores.
Ao contrário de outros países, em que a desenvolvedora pode fechar acordos diretamente com as ligas ou federações, no Brasil, a Lei Pelé exige negociação individual com os atletas, já que a exploração comercial de suas imagens depende de contrato direto com cada jogador.
Essa exigência gerou, no passado, processos judiciais por uso indevido de imagem, o que levou a EA Sports a recuar e retirar os times brasileiros das versões seguintes de seu jogo, quando ainda era conhecido como FIFA.
Escudos e uniformes
Os jogadores que atuam no Brasil não apareçam no game desde 2016, porém, os escudos e uniformes dos clubes têm sido figuras frequentes nas últimas edições do jogo. Em 2020, a ‘EA Sports’ criou uma DLC para incluir a Copa Libertadores e a Sul-Americana no EA FC. Com isso, os clubes brasileiros que disputaram tais competições internacionais tiveram logos e uniformes adicionados no game.
Por esse motivo, o Atlético, por exemplo, que disputou a Liberta nos últimos quatro anos, tem aparecido na franquia desde 2021. Os outros clubes além do Galo que estão no ‘EA Sports FC 25’. São eles: Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio, Flamengo, Botafogo, Bragantino, Fluminense, Athletico-PR, Internacional, Fortaleza, São Paulo, Cuiabá e Corinthians.