A Riot Games anunciou, neste domingo (28), durante a final da LTA entre FlyQuest e Vivo Keyd Stars, o retorno do CBLOL em 2026. Além do Campeonato Brasileiro de League of Legends, a LCS (League Championship Series) também retornará no cenário norte-americano.
O CBLOL teve sua última edição em 2024, com a final no Mineirinho, em Belo Horizonte, entre paiN Gaming e Vivo Keyd Stars. Na ocasião, os Tradicionais venceram por 3 a 1 e conquistaram seu quarto título nacional.
A Riot irá divulgar mais informações sobre formato e datas nesta segunda-feira (29), às 14h. O CBLOL em 2026 será uma liga independente.
Isso aqui sempre será diferente de tudo.
— LTA Sul (@LTASul) September 28, 2025
O #CBLOL está de volta em 2026! pic.twitter.com/3iwzyUDH6s
O nascimento da LTA
A partir de 2025, então, a Riot fundou a Liga das Américas (LTA), que abrange os antigos CBLOL (Campeonato Brasileiro), a LLA (Liga Latinoamerica) e a LCS (Liga norte-americana). A nova competição foi dividida entre LTA Norte e LTA Sul, com confrontos entre conferências no primeiro e terceiro split.
Com o novo formato, o número de equipes brasileiras na competição diminuiu. De dez times no CBLOL, a LTA passou a ter oito equipes, com apenas seis brasileiras. A audiência em 2025 também teve certo declínio, com fãs considerados mais ‘saudosistas’ diminuindo os hábitos de consumo.