A Team Liquid é a grande campeã da primeira edição da LTA. Em uma final eletrizante, a equipe atropelou a 100Thieves por 3 a 0 neste domingo (23), na Riot Games Arena, em São Paulo, e se tornou a primeira campeã da League of Legends Championship of the Americas.
Com o título, a Cavalaria também garantiu sua vaga no First Stand, torneio internacional da Riot Games que reunirá os campeões de cada uma das regiões de Tier 1 do MOBA.
A série decisiva foi marcada por um domínio tático da Team Liquid, que soube executar sua estratégia com precisão e teve sangue frio para reverter desvantagens cruciais nos jogos 2 e 3. Apesar do bom início da 100Thieves, que chegou a ter o controle do mapa e dos objetivos neutros em alguns momentos, a Liquid demonstrou resiliência e adaptação para virar as partidas e garantir o título com um limpo 3 a 0.
O caminho até o título
No primeiro jogo, a Team Liquid mostrou a que veio. Com uma fase inicial de rotas sólida e um excelente controle de visão, a equipe conseguiu neutralizar as tentativas de jogadas da 100Thieves e, pouco a pouco, construiu uma vantagem consistente. A equipe como um todo teve uma atuação impecável, garantindo objetivos. No mid game, a Cavalaria acelerou o ritmo e não deu chances ao adversário, fechando o jogo com autoridade.
Já no segundo confronto, a 100Thieves veio disposta a reagir. A equipe conseguiu impor um ritmo mais agressivo desde os primeiros minutos, abrindo vantagem em lutas e garantindo objetivos. No entanto, em um momento decisivo no late game, a Team Liquid encontrou uma luta favorável, e com brilho da botlane, virou o rumo da partida e abriu 2 a 0 na série.
O terceiro jogo teve um roteiro semelhante ao anterior. A 100Thieves novamente começou melhor, dominando o mapa e garantindo os primeiros objetivos. Mas a experiência da Team Liquid falou mais alto: com paciência para as lutas, a Cavalaria virou a partida após abate do Atakhan e, em um push final coordenado, destruiu o Nexus adversário, fechando a série em um 3 a 0 incontestável.
Além da conquista histórica, o título consagra a performance de um elenco que se classificou como seed #4 na LTA Norte. A experiência e a sinergia de Impact no topo, UmTi na selva, APA no meio, Yeon como atirador e CoreJJ como suporte foram fundamentais para a campanha vitoriosa, garantindo à Liquid o primeiro troféu da LTA.
O que vem a seguir?
Com a vitória, a Team Liquid não apenas ergue o primeiro troféu da LTA, mas também se torna a primeira equipe do continente americano na história a se classificar para o First Stand. O torneio internacional, recém-anunciado pela Riot Games, reunirá os campeões de cada uma das regiões de Tier 1 do cenário profissional de League of Legends.
A CFO, da Liga do Pacífico, foi a primeira a se classificar. Já, a sul-coreana Hanwha Life, do toplaner Zeus (ex-T1), também se garantiu no torneio após título da LCK Cup e irá jogar em casa, já que a competição será disputada na Coreia do Sul. O First Stand começa no dia 10 de março.
Já a 100Thieves deixa a competição com um gosto amargo, mas com boas lições. A equipe mostrou momentos de grande potencial ao longo da temporada e, apesar do revés, provou que pode competir em alto nível. A LTA retorna em abril, com o segundo split do torneio, que não contará com disputas entre LTA Norte e LTA Sul.