A disputa por vagas na Copa do Mundo Feminina, que será no Brasil, começou. O torneio será disputado de 24 de junho a 25 de julho de 2027, e a Seleção Brasileira, como país-sede, já está classificada. Outros 31 países participarão da competição organizada pela Fifa pela primeira vez na América do Sul.
O primeiro continente a ter partidas que valem para a classificação à Copa foi a África. Nesta quarta-feira (19), duas partidas aconteceram pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações, que será em 2026 e dará quatro vagas diretas ao Mundial da Fifa e mais duas posições no playoff mundial.
A Argélia goleou o Sudão do Sul por 5 a 0 no reformulado Estádio Nacional de Juba, no Sudão do Sul. Em outro confronto, a Gâmbia bateu Níger por 2 a 0. São 33 países disputando 11 vagas na fase final da Copa Africana, que será no Marrocos, nação que já está classificada. Todos os participantes serão definidos em outubro.
Veja como os outros continentes vão definir os classificados:
América do Sul
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) criou uma nova competição para classificar seus países filiados à
Serão nove países da América do Sul na disputa por duas vagas diretas e por outras duas para um playoff mundial, que será disputado em duas fases, primeiro entre novembro e dezembro de 2026 e depois em fevereiro de 2027.
Até a Copa do Mundo de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia, a classificação das seleções sul-americanas para a competição feminina se dava via Copa América. Este torneio se mantém no calendário e, em 2025, será disputado no Equador entre 12 de julho e 2 de agosto.
Os jogos das Eliminatórias serão realizados nas Datas Fifa, quando as seleções se reúnem para torneios oficiais e amistosos, entre 2025 e 2026 em turno único e por pontos corridos: serão oito rodadas, com cada equipe jogando quatro partidas em casa e outras quatro fora.
Europa
Serão 11 vagas diretas e uma na repescagem. As Eliminatórias ocorrerão entre fevereiro e dezembro de 2026, em formato de grupos, com jogos na casa de cada participante, sem uma sede fixa.
Haverá ainda uma repescagem. O sorteio dos grupos será em novembro de 2025. A Espanha, atual campeã mundial, jogará o qualificatório.
Ásia
São seis vagas diretas e outras duas para o playoff mundial. As classificadas serão definidas na Copa da Ásia, que será disputada entre 1º e 21 de março de 2026, na Austrália. As australianas, como país-sede, e China, Japão e Coreia do Sul, três primeiros na última edição, em 2022, já estão classificadas para a competição.
As oito outras vagas serão definidas em uma Eliminatória, a ser disputada ainda em 2025.
Américas do Norte e Central
As quatro vagas diretas, mais duas para os playoff mundial, serão definidas na Copa Feminina da Concacaf, que será disputada em novembro de 2026, em sede ainda a ser divulgada. Oito times jogarão a competição, definidos após Eliminatórias dentro do continente. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, estarão presentes.
Oceania
Na disputa por uma vaga direta e outra na repescagem, os países da Oceania (sem a Austrália, que na geografia da Fifa está na Ásia), participarão de um qualificatório em novembro de 2025, em sede a ser anunciada. Detalhes da competição também não foram divulgados.