Superstição? Veja coincidências para acreditar no hexa do Brasil na Copa do Mundo

Seleção Brasileira pode se apegar a uma série de semelhanças do passado para crer no sexto título mundial

Seleção Brasileira comemora pentacampeonato da Copa do Mundo, em 2002

O Brasil conheceu, nesta sexta-feira (5), seu grupo da Copa do Mundo de 2026. Já na expectativa para o Mundial, a Seleção Brasileira se apega a algumas coincidências para acreditar no hexacampeonato. A equipe é cabeça de chave do Grupo C e enfrentará Marrocos, Escócia e Haiti na primeira fase.

A Itatiaia listou algumas semelhanças em relação ao presente e outras fases da Seleção Brasileira que podem alimentar as esperanças do torcedor para a conquista do sexto título mundial.

Carregando grupos...

Rep. = Repescagem

‘Magia’ do Grupo C

O Brasil estreia na Copa de 2026 no Grupo C, mesmo grupo em que esteve na campanha do título em 2002. Curiosamente, as duas últimas seleções campeãs do mundo - Argentina (2022) e França (2018) também tiveram como ponto de partida o Grupo C.

Jejum de 24 anos

Em 2026, o Brasil chegará ao Mundial com um jejum de 24 anos sem conquistar a Copa - o último troféu foi levantado em 2002. Caso seja campeão ano no Mundial do ano que vem, a Canarinho repetirá o feito do título de 1994, que encerrou o mesmo período sem taça. O último título havia sido em 1970.

Desempenho nas Eliminatórias

Outra coincidência interessante tem como base a campanha do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas. Antes de conquistar o pentacampeonato mundial, em 2002, a Seleção Brasileira protagonizou o que foi sua pior campanha no torneio classificatório.

Em 2026, a história se repetirá. Isso porque, com o desempenho de 2025, o Brasil “superou” a campanha de 2001 e registrou o que é, até então, sua pior campanha de sua história nas Eliminatórias.

Troca de comando às vésperas da Copa

Em 2001, a Seleção Brasileira teve uma troca de técnicos devido à crise pós-Copa de 98, quando foi derrotada para a França na final. Emerson Leão assumiu após a saída de Vanderlei Luxemburgo, mas foi demitido durante a Copa das Confederações. A poucos meses da Copa de 2002, Luiz Felipe Scolari iniciou a montagem do time que conquistou o Mundial.

O cenário é parecido com o atual ciclo da Seleção. Antes de Carlo Ancelotti assumir, em maio de 2025, Dorival Júnior e Fernando Diniz tiveram passagens frustantes pelo time brasileiro.

Brasil na Copa do Mundo 2026

Integrante do Pote 1, o Brasil é o cabeça de chave do Grupo C, que conta também com Marrocos, Escócia e Haiti. Será a 23ª participação do time brasileiro no torneio - o único a estar presente em todas as edições da Copa do Mundo.

Datas de todos os jogos do Grupo C da Copa do Mundo de 2026

  • 13/6 - Brasil x Marrocos, em Boston ou Nova Jersey/Nova York
  • 13/6 - Escócia x Haiti, em Boston ou Nova Jersey/Nova York
  • 19/6 - Brasil x Haiti, em Boston ou Filadélfia
  • 19/6 - Marrocos x Escócia, em Boston ou Filadélfia
  • 24/6 - Brasil x Escócia, em Atlanta ou Miami
  • 24/6 - Marrocos x Haiti, em Atlanta ou Miami
Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.

Ouvindo...