Na última terça-feira (15), a Inglaterra venceu a Austrália por 3 a 1 e conquistou uma vaga na final da Copa do Mundo Feminina de forma inédita. A decisão será disputada neste domingo (20), às 7h (de Brasília), contra a Espanha, no Accor Stadium, em Sydney, na Austrália.
As atacantes Lauren James, Alessia Russo e Lauren Hemp são as artilheiras da equipe na competição, com três gols cada.
Lucy Bronze, eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA em 2020, é a principal referência da equipe. A zagueira de 31 anos lidera o time para buscar seu primeiro título em Copas do Mundo. Nesta edição, a atleta jogou 521 minutos em seis partidas - uma média de 86' por jogo.
Veja a trajetória da Inglaterra fase a fase
Fase de grupos
Pelo grupo D, as inglesas jogaram contra Dinamarca, China e Haiti. Todas as partidas foram disputadas na Austrália.
A Inglaterra estreou com vitória sobre o Haiti por 1 a 0, no Suncorp Stadium, em Brisbane, e repetiu o placar contra a Dinamarca no segundo jogo, disputado no Allianz Stadium, em Sydney.
Para fechar a fase inicial, a Inglaterra goleou a China por 6 a 1, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide.
Nas três partidas, as inglesas dominaram a posse de bola da partida com mais de 70%.
Com as três vitórias, as inglesas terminaram a primeira fase na liderança do grupo D com nove pontos.
Oitavas de Final
Na primeira fase mata-mata, a Inglaterra lutou para passar da Nigéria, no Suncorp Stadium, em Brisabane. Após 0 a 0 no tempo regular e na prorrogação, as europeias venceram nos pênaltis por 4 a 2. Em jogo equilibrado na posse de bola, as nigerianas finalizaram mais vezes, mas não foram efetivas para avançar de fase.
Quartas de Final
Nas quartas, a Seleção Inglesa passou pela Colômbia com gol decisivo de Alessia Russo. A partida disputada no Accor Stadium, em Sydney, terminou 2 a 1 a favor das europeias.
Semifinal
A Austrália foi o último alvo da Inglaterra na trajetória até a final. Em jogo disputado no Accor Stadium, em Sydney, as anfitriãs saíram derrotadas por 3 a 1.
Últimos títulos
A Inglaterra é a atual campeã da Finalíssima e da Eurocopa. Em abril, a Seleção Inglesa venceu o Brasil por 4 a 2 nos pênaltis no torneio que reúne o campeão da Copa América e o vencedor da Eurocopa. Além disso, também foi a campeã da Eurocopa em 2022, em final contra Alemanha. A vitória por 2 a 1 veio na prorrogação.