A meio-campista Ary Borges foi o grande destaque da Seleção Brasileira na partida de estreia da Copa do Mundo de Futebol Feminino nesta segunda-feira (24). Com três gols e uma assistência, a atleta não só agradou aos brasileiros, mas também à imprensa internacional.
O jornal espanhol As foi um dos que se renderam à jogadora do Brasil. O diário chegou a comparar Ary à rainha Marta, camisa 10 da Seleção. “O ’17' da canarinha deu tamanha exibição contra o Panamá que a fez esquecer que Marta, a grande lenda do futebol feminino brasileiro, estava no banco”, escreveu.
A própria FIFA, Federação Internacional de Futebol, caiu nas graças da meio-campista brasileira e declarou que a jogadora “fez história com três gols e uma assistência”. Ary Borges se tornou a
A jogadora caiu nas graças do público, explodiu nas redes sociais e falou da emoção de marcar três gols em seu primeiro jogo na Copa do Mundo Feminina. "[Sinto] muita emoção de lembrar de tudo o que eu fiz para poder estar aqui. Hoje foi um dia que tive um misto de sentimentos: fiquei feliz, chorei, fiquei ansiosa para começar o jogo. Lembrei da minha família, de onde eu vim. É um sonho, de verdade”, disse, após o jogo.
Quem é Ary Borges
Aos 23 anos, a maranhense do Racing Louisville, dos Estados Unidos, disputa sua primeira Copa do Mundo e já tem 28 partidas com a camisa da Seleção. Ary é Ariadina Alves Borges e ficou conhecida no cenário nacional ao ser campeã brasileira da Série A2 pelo São Paulo, em 2021.
Após boa temporada, foi contratada pelo Palmeiras para 2022, onde conquistou a Copa Paulista e a Copa Libertadores, fazendo gol na final da competição intercontinental, antes de fechar para atuar na liga dos Estados Unidos, uma das mais fortes do mundo.
Ary Borges não sonhava em ser jogadora de futebol até os dez anos. Criada pela avó, ela se mudou para São Paulo ainda na juventude e, por incentivo do pai, começou a praticar o esporte e chegou ao Centro Olímpico, clube que a formou como atleta. Ela pegou gosto pelo futebol e não parou mais.