Ouvindo...

Ary Borges se torna a quarta brasileira com hat-trick em Copas do Mundo

Os três gols da atacante na estreia da Seleção, nos 4 a 0 sobre o Panamá nesta segunda (24), a coloca junto com Sissi, Pretinha e Cristiane

Ary Borges entrou para um seleto grupo nesta segunda-feira (24), ao marcar três vezes na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Panamá, no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália. A atacante é a quarta atleta da Seleção Brasileira a fazer um hat-trik em Copas do Mundo: Pretinha, Sissi e Cristiane foram as outras.

O Brasil assumiu a liderança do Grupo F, com três pontos, à frente de França e Jamaica, com um (empataram sem gols na estreia), e Panamá, sem pontuação. O time comandado por Pia Sundhage volta a campo no sábado (29), às 7h (de Brasília), contra as francesas, em Brisbane.

A Fifa organizou a primeira Copa feminina em 1991, na China, com título dos EUA. O Brasil estreou contra Japão, venceu por 1 a 0, gol da zagueiro Elane, o primeiro portanto do país em Mundiais femininos.

Foi na terceira edição da competição, em 1999, nos EUA, que Sissi e Pretinha fizeram, no mesmo jogo, três gols cada: os 7 a 1 sobre o México, na estreia do Brasil naquele torneio. O time avançou como primeiro do Grupo B, e chegou até a semifinal, quando perdeu dos EUA por 2 a 0.

Sissi foi a primeira craque da Seleção Brasileira, dona da camisa 10 antes de Marta. Pretinha jogou na Seleção até quase os 40 anos, e ganhou duas medalhas de prata em Olimpíadas, em 2004, em Atenas, e 2008, em Pequim.

Um hat-trick, termo que se popularizou no mundo todo para classificar quando um jogador(a) marca três vezes na mesma partida (e, normalmente, leva a bola para casa), só voltaria a ser feito por uma brasileira em Copas 20 anos depois, em 2019.

Cristiane, também no debute brasileiro, nos 3 a 0 sobre a Jamaica - Brasil cairia nas oitavas de final para as donas da casa, a França, derrota por 2 a 1. Ela ainda joga aos 38 anos, pelo Santos, mas ficou fora da convocação para a Copa do Mundo que está sendo realizada na Austrália e na Nova Zelândia por opção de Pia.

Quem é Ary Borges

Aos 23 anos, a maranhense do Racing Louisville, dos Estados Unidos, disputa sua primeira Copa do Mundo e já tem 28 partidas com a camisa da Seleção. Ary é Ariadina Alves Borges e ficou conhecida no cenário nacional ao ser campeã brasileira da Série A2 pelo São Paulo, em 2021.

Após boa temporada, foi contratada pelo Palmeiras para 2022, onde conquistou a Copa Paulista e a Copa Libertadores, fazendo gol na final da competição intercontinental, antes de fechar para atuar na liga dos Estados Unidos, uma das mais fortes do mundo.

Ary Borges não sonhava em ser jogadora de futebol até os dez anos. Criada pela avó, ela se mudou para São Paulo ainda na juventude e, por incentivo do pai, começou a praticar o esporte e chegou ao Centro Olímpico, clube que a formou como atleta. Ela pegou gosto pelo futebol e não parou mais.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais