Ouvindo...

Árbitra brasileira está cotada para apitar abertura da Copa feminina

Equipe comandada por Edina Alves, e que tem Neuza Back, pode estar em jogo da Nova Zelândia ou no da Austrália, na próxima quinta (20)

Edina Alves, árbitra brasileira que estará na Copa do Mundo feminina que começa semana que vem

A árbitra brasileira Edina Alves está cotada para apitar um dos dois jogos que a Fifa considera como os de abertura da Copa do Mundo Feminina: Nova Zelândia x Noruega, às 4h (de Brasília), ou Austrália x Irlanda, às 7h (de Brasília), ambos na próxima quinta-feira (20).

Ela teria ao seu lado as auxiliares Neuza Back e Leila Moreira da Cruz, com a possibilidade também de Daiane Muniz dos Santos ser a árbitra de vídeo. A federação internacional classifica esses dois confrontos como os de abertura porque serão as estreias em cada um dos países que receberão a Copa, Nova Zelândia e Austrália - haverá eventos festivos nos dois locais.

Nove Zelândia x Noruega ocorrerá no estádio Eden Park, em Auckland, e Austrália x Irlanda no Estádio Olímpico, em Sidney. O Mundial feminino terá pela primeira vez 32 participantes e, portanto, aumento de número de jogos para 64. A Fifa escolheu 33 árbitras, 55 auxiliares e 19 árbitras de vídeo para trabalharem de 20 de julho a 20 de agosto na competição.

O protocolo para a definição dos oficiais da arbitragem seguirá o que foi usado na Copa do Mundo masculina no Catar, entre novembro e dezembro de 2022, com anúncios 48 horas antes dos confrontos. Para os jogos de abertura essa divulgação pode ocorrer antes, já no início da semana que vem.

A Itatiaia apurou que a equipe brasileira de árbitras convocada para a Copa é, para o inicio da competição, uma das mais bem avaliadas. Edina Alves e Neuza Back foram as primeiras mulheres a estarem em um torneio masculino da Fifa, o Mundial de Clubes de 2020, jogado no início de 2021 no Catar. Mas tem mais: Back é considerada pela comissão de arbitragem da Fifa uma das melhores assistentes do mundo, entre homens e mulheres.

A depender do desempenho da equipe na fase de grupos, e do avanço (ou queda) da Seleção Brasileira, ela pode participar de jogos importantes também nas fases finais da competição.

O Brasil está no Grupo F, junto com Panamá, França e Jamaica. A estreia será dia 24, às 8h (de Brasília), contra as panamenhas. O evento terá transmissão no Brasil do Grupo Globo, em todas as plataformas, da Cazé TV, canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel, e do Fifa+, o streaming da Fifa.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.