A árbitra brasileira Edina Alves está cotada para apitar um dos dois jogos que a Fifa considera como os de abertura da Copa do Mundo Feminina: Nova Zelândia x Noruega, às 4h (de Brasília), ou Austrália x Irlanda, às 7h (de Brasília), ambos na próxima quinta-feira (20).
Ela teria ao seu lado as auxiliares Neuza Back e Leila Moreira da Cruz, com a possibilidade também de Daiane Muniz dos Santos ser a árbitra de vídeo. A federação internacional classifica esses dois confrontos como os de abertura porque serão as estreias em cada um dos países que receberão a Copa, Nova Zelândia e Austrália - haverá eventos festivos nos dois locais.
Nove Zelândia x Noruega ocorrerá no estádio Eden Park, em Auckland, e Austrália x Irlanda no Estádio Olímpico, em Sidney. O Mundial feminino terá pela primeira vez 32 participantes e, portanto, aumento de número de jogos para 64. A Fifa escolheu 33 árbitras, 55 auxiliares e 19 árbitras de vídeo para trabalharem de 20 de julho a 20 de agosto na competição.
O protocolo para a definição dos oficiais da arbitragem seguirá o que foi usado na Copa do Mundo masculina no Catar, entre novembro e dezembro de 2022, com anúncios 48 horas antes dos confrontos. Para os jogos de abertura essa divulgação pode ocorrer antes, já no início da semana que vem.
A Itatiaia apurou que a equipe brasileira de árbitras convocada para a Copa é, para o inicio da competição, uma das mais bem avaliadas. Edina Alves e Neuza Back foram as primeiras mulheres a estarem em um torneio masculino da Fifa, o Mundial de Clubes de 2020, jogado no início de 2021 no Catar. Mas tem mais: Back é considerada pela comissão de arbitragem da Fifa uma das melhores assistentes do mundo, entre homens e mulheres.
A depender do desempenho da equipe na fase de grupos, e do avanço (ou queda) da Seleção Brasileira, ela pode participar de jogos importantes também nas fases finais da competição.
O Brasil está no Grupo F, junto com Panamá, França e Jamaica. A estreia será dia 24, às 8h (de Brasília), contra as panamenhas. O evento terá transmissão no Brasil do Grupo Globo, em todas as plataformas, da Cazé TV, canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel, e do Fifa+, o streaming da Fifa.