Ouvindo...

Déjà-vu: Argentina vence Holanda nos pênaltis e vira ‘pedra no sapato’ de Van Gaal

No Brasil, brilhou a estrela de Sergio Romero; no Catar, foi a vez de Emiliano Martínez classificar a Argentina em cima da Holanda

Emiliano Martínez vira herói da Argentina assim como Romero em 2014

Semifinalista da Copa do Mundo do Catar, a Argentina avançou após eliminar a Holanda nos pênaltis com altas doses de sofrimento. Herói da classificação, Emiliano Martínez defendeu duas cobranças europeias e colocou o time de Lionel Messi entre as quatro melhores seleções.

Comandante da Holanda nos Mundiais de 2014 e 2022, Louis Van Gaal - que jamais venceu no tempo normal em Copas, com oito vitórias e quatro empates -, voltou a amargar uma eliminação para a Argentina nas penalidades. Numa espécie de déjà-vu, há oito anos, brilhou a estrela do goleiro Sergio Romero, mas já nas semifinais da competição no Brasil.

Eliminada para a França nas oitavas de final, em 2018, num duelo eletrizante, a Argentina classificou às semifinais pela segunda vez nas últimas três Copas, a última de Messi. O camisa 10 da albiceleste, inclusive, marcou o segundo tento da equipe no confronto e é, atualmente, o vice-artilheiro do torneio. Com quatro jogos, Lionel só fica atrás de Mbappé, que tem cinco.

Agora, os hermanos enfrentam a Croácia, na terça-feira (12), às 16h, no Lusail, disputando uma vaga na grande decisão do torneio.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.