Ouvindo...

Reserva de CR7 faz três, Portugal goleia a Suíça e enfrenta Marrocos nas quartas de final da Copa

Gonçalo Ramos, escalado para a vaga de Cristiano Ronaldo, decidiu o jogo com três gols e uma assistência

Com três gols e uma assistência, Gonçalo Ramos decidiu classificação de Portugal

Para a surpresa de muitos, Cristiano Ronaldo, líder e capitão da Seleção Portuguesa, começou as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar no banco de reservas. Contra a Suíça, nesta terça-feira (6), o craque deu lugar a Gonçalo Ramos no comando de ataque, e como um toque do destino, foi justamente o substituto que decidiu o confronto.

Ramos marcou três gols, deu uma assistência e foi peça decisiva na vitória lusa por 6 a 1. Classificada, a Seleção Portuguesa agora enfrenta Marrocos, no sábado (10), pelas quartas de final. Quem passar desse confronto vai jogar contra França ou Inglaterra em uma das semifinais.

O Jogo

Mesmo sem Cristiano Ronaldo, Portugal mostrou domínio do jogo na primeira etapa, especialmente com a força coletiva. Os gajos tiveram maior posse de bola, e consequentemente criaram as chances mais perigosas, dando trabalho ao goleiro Sommer.

A Suíça, mais acuada, tentava sair com jogadas de Xhaka e Saqiri, que buscavam Embolo no ataque. Alguns lances até encaixavam, mas nada que fosse ameaçador para Diogo Costa. Do outro lado, Gonçalo Ramos e Pepe deram boa vantagem aos portugueses, e o zagueiro, inclusive, se tornou o jogador mais velho a marcar na fase eliminatória de um mundial, aos 39 anos.

O controle se estendeu também pela segunda etapa, com a impressão de que a Suíça não teria forças para reagir e já voltou do vestiário abaixo do nível entregue no primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos, Gonçalo Ramos ampliou o placar, e deu ainda mais tranquilidade a Portugal.

Sem foco e perdida em campo, a Suíça se abriu completamente, e deu espaço para o lateral Raphael Guerreiro fazer mais um - foram dois gols portugueses em cinco minutos da segunda etapa. Logo na sequência, Akanji diminuiu para os suíços em jogada aérea, e o gol até deu certa disposição para a equipe, mas nada capaz de ameaçar a vitória já construída por Portugal, que ainda marcou o quinto gol, mais uma vez nos pés de Gonçalo Ramos.

Já nos acréscimos, Rafael Leão, que também entrou na segunda etapa, fez o sexto gol português. Cristiano Ronaldo acabou acionado, e entrou aos 28' no lugar de Ramos, mas pouco fez até o fim da partida.

Portugal 6x1 Suíça

Portugal: Diogo Costa; Dalot, Pepe, Ruben Dias, Raphael Guerreiro; William Carvalho, Otávio (Vitinha), Bernando Silva (Ruben Neves); Bruno Fernandes (Rafael Leão), João Felix (Ricardo Horta), Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo). Técnico: Fernando Santos.

Suíça: Sommer; Fernandes, Akanji, Schar (Cömert), Rodriguez; Xhaka, Freuler (Zakaria); Vargas (Okafor), Sow (Seferovic), Shaqiri; Embolo (Jashari). Técnico: Murat Yakin.

Gols: Gonçalo Ramos (16' 1T, 5' 2T e 21' 2T), Pepe (31' 1T), Raphael Guerreiro (9' 2T), Rafael Leão (46' 2T) para Portugal; Akanji (12' 2T) para a Suíça
Cartões Amarelos: Schar, Cömert (Suíça)
Cartões Vermelhos: --

Motivo: oitavas de final da Copa do Mundo do Catar
Data e horário: 6 de dezembro (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail
Arbitragem: Cesar Ramos (México)
Assistentes: Alberto Morin (México) e Miguel Hernandez (México)
Quarto Árbitro: Istvan Kovacs (Romênia)
VAR: Drew Fischer (Canadá)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.