Ouvindo...

Tite destaca versatilidade da seleção, rasga elogios a Neymar e agradece apoio da torcida brasileira na Copa

Treinador valorizou o grupo de jogadores, e as opções que consegue trabalhar mesmo com desfalques recentes por lesões

Tite foi muito celebrado pelos jogadores no 3º gol sobre a Coreia do Sul, marcado por Richarlison

Equilíbrio e versatilidade. Nessas palavras, o técnico Tite definiu a atuação brasileira na goleada sobre a Coreia do Sul nesta segunda-feira (5), pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. O comandante valorizou a postura da equipe em uma atuação muito convincente, e lembrou as virtudes dos jogadores como base para as escolhas em cada partida.

“As escolhas se deram por ser jogadores versáteis, que jogam em duas ou três funções. O Danilo jogou e joga bastante como lateral esquerdo, ou com três zagueiros, ele pela esquerda, ou como lateral esquerdo. Quando convocamos, são por essas características”, pontuou, citando o uso de Danilo improvisado na esquerda, já que ele se formou lateral-direito.

Outro destaque do técnico foi Neymar, de volta após dois jogos afastado por lesão. Sem poupar elogios, Tite o chamou de “liderança técnica”, e decisivo na atuação do time como um todo. “Essa parte de liderança técnica, referencial técnico, quando uma equipe procura um jogador porque sabe que ele tem ali um diferencial em algum momento, como ele teve mesmo machucado”, completou.

O treinador ainda valorizou a torcida pela seleção, não só nos estádios, no que apontou como um “sentimento de gratidão” pelo apoio não só nos momentos positivos. Ele também fez novo elogio aos jogadores, destacando a ousadia nas ações de ataque, inclusive jogadas individuais.

Nessa parte, Tite lembrou técnicos de base da Seleção, e aponta o trabalho deles como fundamental na construção dos atletas, inclusive na “formação moral deles”.

Após a goleada sobre os sul-coreanos, o Brasil agora enfrenta a Croácia, às 12h (de Brasília) de sexta-feira (9), pelas quartas de final. O vencedor desse confronto vai medir forças com Argentina ou Holanda na fase semifinal.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.