Com a classificação já em mãos, a Seleção Brasileira entrou em campo para rodar o elenco diante de Camarões, pela terceira e última rodada do grupo G da Copa do Mundo do Catar. Apesar da equipe alternativa, o Brasil se mostrou organizado na defesa, apesar da pouca produtividade ao longo dos 90 minutos - e acabou castigada por isso.
A derrota com gol único de Aboubakar foi marcada ainda pela lesão do lateral Alex Telles. O resultado deixou a seleção em primeiro do grupo, com 6 pontos somados. Camarões, mesmo com a vitória heroica, voltam para casa mais cedo no Mundial.
O Jogo
Mesmo com time reserva, a Seleção Brasileira mostrou superioridade técnica durante todo o primeiro tempo, com domínio da bola e das ações de ataque. Especialmente pelas pontas, com Antony e Martinelli, surgiram as jogadas mais perigosas, por mais que o gol tenha ficado mais distante.
A equipe camaronesa, apostando na velocidade, até chegou a assustar Ederson duas vezes, mas o goleiro fez boas intervenções - inclusive, Camarões acertou a primeira finalização sofrida pelo Brasil em toda a Copa. No meio campo, os africanos abusaram das faltas, e foram para o vestiário já com três jogadores amarelados.
Para a segunda etapa, os ânimos até se acalmaram, e com isso, a Seleção Brasileira aumentou o domínio já construído, e o jogo se tornou basicamente um “ataque contra defesa”.
Com a saída de Alex Telles, lesionado, a formação brasileira se ajustou para diversas jogadas com três zagueiros, dando mais espaço para ataques pelos lados do campo. Além disso, a entrada de Pedro deu volume para as jogadas aéreas, tendo em vista o posicionamento de um atacante mais alto nos momentos de ataque.
O desafio brasileiro era furar a defesa camaronesa, mas nem mesmo as alterações de Tite conseguiram o feito. Do outro lado, a seleção africana se fechou muito bem, e quando tentava sair, era dominada pelos defensores do Brasil. O jogo se tornou aberto no meio, mas travado nas intermediárias, e só nos minutos finais ganhou certo “agito”.
Em um desses lances, Aboubakar foi lançado quase na marca do pênalti, e cabeceou sem chances para Ederson. Na comemoração, ele tirou a camisa, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. De toda forma, sobrou pouco tempo para reação brasileira. A Seleção até tentou, mas pecou tanto no passe final como na pontaria das finalizações.
Camarões 1x0 Brasil
Camarões: Epassy; Fai, N’Koulou, Castelletto e Tolo; Zambo Anguissa, Hongla e Kunde (Ntcham); Mbeumo (Ekambi), Toko, Aboubakar e Choupo-Moting. Técnico: Rigobert Song.
Brasil: Ederson; Dani Alves, Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães), Rodrygo (Everton Ribeiro); Antony (Raphinha), Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite.
Gols: Aboubakar (46' 2T)
Cartões Amarelos: Fai, Tolo, Kunde, Aboubakar (Camarões); Éder Militão, Bruno Guimarães (Brasil)
Cartões Vermelhos: Aboubakar (Camarões)
Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo G
Data e hora: sexta-feira (2), às 16h (de Brasília)
Local: Lusail Stadium
Arbitragem: Ismail Elfath (Estados Unidos)
Assistentes: Kyle Atkins (Estados Unidos) e Corey Parker (Estados Unidos)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)