Enviados especiais a Doha - A combinação de uniforme que a Seleção Brasileira terá na partida desta sexta-feira (2) contra Camarões, a partir das 16h (de Brasília), no Lusail Stadium, no encerramento do Grupo G, só foi usada quatro vezes em Copas do Mundo, sendo a última vez há mais de 12 anos, na derrota de 2 a 1, de virada, para a Holanda, nas quartas de final de 2010, na África do Sul, em Port Elizabeth.
Apesar desta última lembrança amarga, o retrospecto, apesar de curto, é positivo, pois o Brasil vestiu camisa azul, calção branco e meias azuis nas campanhas dos seus dois últimos títulos mundiais.
Em 2002, no penta conquistado na Coreia do Sul e Japão, jogou assim contra a Inglaterra, nas quartas de final, quando venceu por 2 a 1, de virada, num jogo dramático, pois Ronaldinho Gaúcho marcou o gol de empate numa cobrança de falta do meio da rua, no início da segunda etapa, mas logo depois foi expulso e o time de Felipão sofreu para segurar o resultado.
Em outra partida histórica, também pelas quartas de final, mas em 1994, na campanha do tetracampeonato, nos Estados Unidos, a Seleção usou essa combinação diante da Holanda, num 3 a 2 suado. O time de Parreira abriu 2 a 0, com gols de Romário e Bebeto, mas os holandeses chegaram à igualdade, com Bergkamp e Winter, isso tudo no segundo tempo. Aos 36, numa cobrança de falta espetacular, o lateral-esquerdo Branco definiu o placar.
Antes, no encerramento da fase de grupos, o Brasil empatou por 1 a 1 com a Suécia, garantindo o primeiro lugar da chave, usando camisa azul, calção branco e meia azul, assim como entrará em campo diante de Camarões nesta sexta-feira.
Camisa azul
A Seleção disputa diante dos camaroneses sua 112ª partida em Copas do Mundo e apenas pela 12ª vez usará a camisa azul, mas com cinco combinações diferentes, sendo que a desta sexta-feira foi a mais utilizada, completando a quinta vez.
O segundo lugar neste ranking é o uniforme com camisa azul, calção branco e meia branca, usada em três oportunidades, a primeira delas nos 5 a 2 sobre a Suécia, em Estocolmo, na conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, em 1958.
Depois o Brasil entrou em campo duas vezes assim nos anos 1970. No quadrangular semifinal de 1974, na Alemanha, fez 2 a 1 na Argentina. Quatro anos depois, também num quadrangular semifinal, aplicou 3 a 1 na Polônia.
Estreia
A primeira vez que o Brasil usou camisa azul em Copa do Mundo foi na estreia em 1938, na França, diante da Polônia, num 6 a 5 conquistado na prorrogação numa edição toda disputada no sistema de mata-mata. Naquele dia, o calção era branco e as meias pretas, numa combinação que nunca mais foi usada.
Outra única foi camisa azul, calção azul e meias brancas, na derrota de 2 a 0 para a Holanda na última rodada de um dos quadrangulares semifinais do Mundial de 1974, na Alemanha.
Por duas vezes o Brasil teve em Copas um uniforme totalmente azul. E a última vez foi esse o utilizado, em 2018, na Rússia, nos 2 a 0 sobre a Costa Rica pela fase de grupos. Antes, a Seleção entrou em campo assim no 1 a 0 sobre a Suécia, na semifinal de 1994, nos Estados Unidos.
Nas 11 partidas de camisa azul, o Brasil soma oito vitórias, um empate e duas derrotas. Foram 26 gols marcados e 17 sofridos, o que dá uma média de quase quatro gols por jogo.