O que era para ser uma tarde de comemoração acabou de maneira melancólica para Manuel Neuer. Ao entrar em campo para enfrentar a Costa Rica, nesta quinta-feira (1º), ele ultrapassou Sepp Maier e Taffarel para se isolar como o goleiro que mais jogos disputou em Copas do Mundo, com 19 aparições ao todo.
No entanto, o craque deixa o Catar sem motivos para celebrações. Pela segunda edição seguida, a Alemanha é eliminada na primeira fase do Mundial.
No 19º jogo que fez em Copas do Mundo, Neuer viu a seleção alemã vencer a Costa Rica por 4 a 2, resultado que não foi suficiente para alcançar a classificação para a próxima fase do torneio. A Espanha, que perdeu para o Japão e ficou com os mesmos quatro pontos, acumulou melhor saldo de gols e avançou para as oitavas
Há quatro anos, a Alemanha também foi eliminada de maneira melancólica na primeira fase. Foram duas derrotas - México e Coreia do Sul - e apenas uma vitória sobre a Suécia.
Ao todo Neuer foi titular em quatro Copas do Mundo. Indiscutivelmente, o ápice foi em 2014, quando foi uma das estrelas da conquista do Mundial disputado no Brasil.