Ouvindo...

Valencia passa em branco e vê Equador ser eliminado da Copa com derrota para Senegal

Com a derrota por 2 a 1 para Senegal, a seleção do Equador está eliminada da Copa do Mundo do Catar

O Equador não conseguiu avançar às oitavas de final da Copa do Mundo

Um jogaço de bola agitou o estádio Internacional Khalifa, no Catar, nesta terça-feira (29). Duelo decisivo do Grupo A da Copa do Mundo, Equador e Senegal fizeram um embate bastante disputado que valeu vaga nas oitavas de final do torneio de seleções mais importante do planeta. No final, os africanos levaram a melhor e derrotaram os sul-americanos por 2 a 1, numa noite em que o atacante Valencia passou em branco.

O primeiro gol senegalês veio ainda no primeiro tempo. Após Ismaila ser derrubado na área, em dividida com Hincapié, o árbitro Clément Turpin assinalou pênalti. Na cobrança, aos 42 minutos, o camisa 18, que sofreu a penalidade, correu para a bola e estufou a rede.

Dominantes da primeira etapa, os senegaleses finalizaram 11 vezes, contra apenas duas dos equatorianos. A posse de bola, porém, foi da equipe sul-americana: 57% x 43%. Os africanos tiveram quatro escanteios, enquanto os adversários passaram em branco no quesito nos 45 minutos iniciais.

Na volta do intervalo, o jogo continuou bastante disputado. Precisando do empate, o Equador partiu para cima e, aos 21 minutos, Moisés Caicedo aproveitou cobrança de escanteio e mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual no Khalifa. Com esse empate, o Equador voltaria a ter a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Contudo, o castigo para os equatorianos não demorou a aparecer. Três minutos depois, Koulibaly aproveitou cobrança de falta levantada na área e mandou para o fundo da rede, no tento que, além de dar a vitória, colocou a equipe na próxima fase do torneio.

No outro confronto do grupo, a Holanda venceu o Catar por 2 a 0 e garantiu a liderança.

E foi a assim a despedida equatoriana. Em 2026, se repetir a excelente campanha feita na Eliminatória sul-americana, tem mais!

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).