Irmãos para diversos assuntos, mas rivais no futebol. Os britânicos da Inglaterra e País de Gales se encontraram nesta terça-feira (29) na última partida do grupo B da Copa do Mundo do Catar. Conhecidos por um dos melhores campeonatos nacionais de futebol no mundo, não foi bem esse histórico que se viu em campo.
Em um jogo truncado, com pontos altos e baixos de emoção, venceu o favorito. Com gols de Rashford e Foden, os ingleses confirmaram a liderança da chave, e eliminaram os “vizinhos” na primeira fase da Copa. Isso se mostrou ainda mais claro na segunda etapa, com domínio inglês, já que os primeiros 45 minutos não foram de “encher os olhos” do torcedor.
Agora classificada, a Inglaterra enfrenta Senegal nas oitavas de final do Mundial.
O Jogo
As impressões da primeira etapa foram que a Inglaterra, já na liderança, não fazia questão do jogo, e mesmo tentando, pouco criava para marcar. Naturalmente superior, a Seleção Inglesa teve a posse de bola, controlou o jogo e dominou as ações, mas com baixa eficiência. O destaque inicial do time foi Rashford, que imprimiu mais ritmo e velocidade ao ataque pelo lado esquerdo.
Os galeses, na lanterna do grupo B, precisavam sair para o jogo, e até tentaram fazê-lo. A equipe de Rob Page, entretanto, esbarou na qualidade técnica inferior dos jogadores, e mesmo com a referência de Gareth Bale, passaram os primeiros 45 minutos sem incomodar o goleiro inglês Pickford.
A segunda etapa começou com toada parecida, com pressão e domínio da Inglaterra. A diferença foi o aproveitamento, já que o gol inglês saiu logo nos primeiros minutos. Em cobrança de falta, Rashford, destaque da primeira etapa, acertou o ângulo sem qualquer chance para Ward.
Logo na sequência, os galeses erraram na saída de bola. Harry Kane aproveitou e cruzou na medida para Foden ampliar o placar. A partir de então, Gales precisou sair mais para o jogo, já que a derrota representava a eliminação da Copa.
Por outro lado, o nervosismo dos galeses, somado ao domínio inglês que só aumentava, nada pôde ser feito para mudar o resultado. Os três gols da segunda etapa foram reflexo do controle imposto pelos Leões desde o começo, apesar de aproveitado apenas depois do intervalo.
País de Gales 0x3 Inglaterra
País de Gales: Ward; B. Davies (Morrell), Rodon, Mepham e N. Williams (Roberts); Ampadu, Allen (Colwill) e Aaron Ramsey; Daniel James (Harry Wilson), Moore e Gareth Bale (Brennan Johnson). Técnico: Rob Page.
Inglaterra: Pickford; Walker (Alexander-Arnold), Stones, Maguire e Shaw (Trippier); Rice (Phillips), Henderson e Bellingham; Foden, Rashford (Grealish) e Harry Kane (Wilson). Técnico: Gareth Southgate.
Gols: Rashford (3' 2T e 22' 2T), Foden (5' 2T) para a Inglaterra
Cartões Amarelos: Daniel James e Ramsey (País de Gales)
Cartões Vermelhos: --
Motivo: 3ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo B
Local: Ahmad bin Ali Stadium
Data e horário: 29/11/2022 (terça-feira), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Slavko Vincic (Eslovênia)
Auxiliares: Tomaz Klancnik (Eslovênia) e Andraz Kovacic (Eslovênia)
Quarto árbitro: Yoshimi Yamashita (Japão)