Quando duas grandes seleções se enfrentam na Copa do Mundo, sempre se espera um grande jogo. Portugal e Uruguai entraram em campo nesta segunda-feira (28), pela segunda rodada do grupo H, decididos a chegar com vantagem para o último jogo da chave.
Apesar de um jogo não tão atrativo para os torcedores, vitória de Portugal por 2 a 0, com dois gols de Bruno Fernandes. O resultado classifica matematicamente os portugueses às oitavas de final da Copa. Uruguai, entretanto, é obrigada a vencer Gana na última partida, e precisa também de nova vitória portuguesa - dessa vez sobre a Coreia do Sul. A última rodada do grupo H será jogada na sexta-feira (2).
O Jogo
Com tantos atacantes de alto nível, a expectativa era por um jogo animado desde os primeiros instantes. Entretanto, o primeiro tempo foi de um jogo travado no meio campo, passando apenas pelas intermediárias.
A única chance clara de gol saiu dos pés de um meia. Bentacur fez grande jogada, driblou ao menos dois portugueses, mas chutou em cima de Diogo Costa e perdeu a chance de anotar um gol “de placa”. Portugal, por sua vez, teve Cristiano Ronaldo muito marcado, e mesmo com o jogo passando sempre pelos pés de Bruno Fernandes, não conseguiu incomodar o arqueiro Rochet.
A volta para a etapa final foi bastante diferente dos primeiros 45 minutos. A Seleção Portuguesa logo começou pressionando, e não demorou para obter resultado. Aos 53', em jogada pela lateral, Bruno Fernandes levantou na área, e Cristiano Ronaldo tentou raspar na bola para tirar do alcance do goleiro. A bola entrou, o camisa 7 comemorou, mas a FIFA confirmou o tento para Fernandes.
A partir de então, os uruguaios precisaram buscar o ataque, já que a derrota deixaria a Seleção em apuros para a última partida do grupo. Os sul-americanos trocaram os atacantes, e promoveram a estreia de De Arrascaeta, como opção para aumentar ainda mais o poder ofensivo.
O Uruguai se impôs no meio campo, chegou com mais consistência ao ataque, mas não conseguia oferecer perigo. Suarez tentou várias vezes, Gomez acertou a trave, mas nada foi capaz de tirar o 0 do placar uruguaio.
Já nos acréscimos, em pênalti discutível, mas confirmado pelo VAR, Bruno Fernandes ampliou o placar e sacramentou o triunfo europeu.
Portugal 2x0 Uruguai
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Nuno Mendes (Raphael Guerreiro); William Carvalho (João Palhinha), Rúben Neves (Rafael Leão) e Bernardo Silva; Bruno Fernandes, Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos) e João Félix (Matheus Nunes). Técnico: Fernando Santos.
Uruguai: Rochet; Giménez, Coates e Godín (Pellistri) ; Olivera, Varela, Vecino (De Arrascaeta), Betancur e Valverde; Darwin Núñez (M. Gomez) e Edinson Cavani (Suarez). Técnico: Diego Alonso.
Gols: Bruno Fernandes (8' 2T e 47' 2T)
Cartões Amarelos: Betancur, Oliveira (Uruguai); Ruben Neves, João Félix, Ruben Neves (Portugal)
Cartões Vermelhos: --
Motivo: 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo H
Local: Estádio Lusail, no Qatar
Data e horário: 28/11/2022 (segunda-feira), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Auxiliares: Mohammadreza Mansouri (Irã) e Mohammadreza Abolfazli (Irã)
Quarta árbitra: Abdulrahman Al Jassim (Qatar)
VAR: Abdulla Al-Marri (Qatar)