O Japão não conseguiu se impor contra a Costa Rica e perdeu neste domingo (27) por 1 a 0 em confronto válido pelo Grupo E da Copa do Catar. Na primeira rodada, os japoneses causaram assombro ao virar contra a Alemanha, mas nesta segunda rodada apresentaram futebol abaixo da média e não conseguiram furar a defesa de Los Ticos.
Os costa-riquenhos, que haviam sido massacrados pela Espanha na maior goleada do Mundial até agora, aproveitaram a única chance criada em dois jogos e venceram os asiáticos. O gol foi marcado por Fuller aos 35 do segundo tempo. O lateral invadiu a área pela direita e acertou belo chute no ângulo de Gonda, que chegou a encostar a ponta da luva na bola. Foi apenas o terceiro gol de Fuller com a camisa da seleção - ele joga no Herediano, um time da liga nacional.
Assim, Espanha, Japão e Costa Rica estão embolados com três pontos no Grupo E, o mais indefinido do Mundial. Um choque para a torcida japonesa, que compareceu ao estádio Ahmad bin Ali com a expectativa de garantir a classificação antecipada às oitavas.
Às 16h (horário de Brasília), Espanha e Alemanha fecham a rodada no Al Bayt. Se a Fúria chegar à vitória, carimba a passagem às oitavas. Em caso de triunfo alemão, todas as seleções do grupo chegam a três pontos e deixam a definição para o confronto decisivo da primeira fase.
.