Não foi brilhante, tampouco convincente, mas vitória é vitória e nada muda esse panorama. Atual campeã mundial, a França foi para a Copa do Mundo no Catar com seis desfalques, e perdeu Benzema já no país da Copa, mas isso não impediu uma chuva de gols no começo da caminhada pela defesa do título.
Comandados por Mbappe, acionado em praticamente todas as jogadas de ataque, os franceses venceram a Austrália por 4 a 1, de virada nesta terça-feira (22), no estádio Al Janoub, em Al-Wakrah, na estreia das seleções pelo grupo D do mundial. Goodwin abriu o placar para os australianos, mas a virada veio ainda na primeira etapa, seguida pelo domínio completo do jogo no segundo tempo.
Um dos destaques fica com o atacante francês Olivier Giroud, que marcou dois gols e chegou a 51 com a seleção - ele se iguala a Henry na artilharia histórica do país. Le Bleus lideram o grupo D de forma isolada com três pontos, seguidos por Dinamarca e Tunísia, com um ponto cada após empate mais cedo. A derrotada Austrália é lanterna, sem pontuar.
O jogo
Os primeiros minutos foram de posse equilibrada, com pouco perigo nas jogadas. Mas aos minutos, em bola esticada para a ponta direita, Leckie driblou e cruzou. A bola percorreu toda a área e sobrou para Goodwin, que chutou sem chances para Lloris. O lance ainda provocou a lesão do lateral francês Lucas Hernandez - mais um possível desfalque da seleção na Copa. Curiosamente, ele foi substituído pelo irmão, Theo Hernandez.
A partir de então, só a França teve a bola, mas com pouquissíma criatividade e apostas em lances individuais. Em meio à pressão e com mais um cruzamento, a bola chegou ao meia Rabiot, que empatou o jogo de cabeça.
Minutos depois, novamente Rabiot em destaque. O francês roubou a bola na intermediária ofensiva, entrou na área e só rolou para o atacante Giroud, que empurrou para as redes vazias e virou o jogo. A França não só tomou a liderança da partida, como seguiu controlando totalmente as ações da primeira etapa.
No segundo tempo, a Austrália até voltou mais criativa, mas ainda muito pouco eficiente. A França se aproveitou da ampla superioridade, e seguiu criando chances de perigo, até que o craque Mbappe aproveitou cruzamento de Dembele para ampliar o placar.
Mais uma vez explorando a velocidade de Mbappe - o que foi tendência em grande parte do jogo, a França chegou ao quarto gol com Giroud. Em novo cruzamento, o atacante subiu mais alto que todos os zagueiros, e não deu chances para o goleiro australiano Ryan. Mesmo com os desfalques, a seleção francesa se impôs, e por erros simples, não fez o placar ainda mais elástico.
França 4x1 Austrália
França: Lloris; Pavard (Koundé), Upamecano, Konate, Lucas Hernandez (Theo Hernandez); Tchouameni (Fofana), Rabiot; Dembele (Coman), Griezmann, Mbappe; Giroud (Thuram). Técnico: Didier Deschamps.
Austrália: Ryan; Atkinson (Degenek), Souttar, Rowles, Behich; Mooy, McGree (Mabil), Irvine (Baccus); Leckie, Duke (Cummings), Goodwin (Kuol). Técnico: Graham Arnold.
Gols: Goodwin (8' 1T) para a Austrália; Rabiot (26' 1T); Giroud (31' 1T e 25' 2T), Mbappe (22' 2T) para a França
Cartões amarelos: Duke; Irvine; Mooy (Austrália)
Cartões Vermelhos: --
Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo D
Data: 22 de novembro de 2022 (terça-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Al Janoub, em Al-Wakrah, no Catar
Arbitragem: Victor Gomes (África do Sul)
Assistentes: Zakhele Siwela (África do Sul) e Souru Phatsoane (Lesoto)
VAR: Drew Fischer (Canadá)