Ao contrário dos dois primeiros jogos da Copa do Mundo no Catar, quando o Equador não teve dificuldades para vencer os anfitriões por 2 a 0, e a Inglaterra golear o Irã por 6 a 2, a Holanda teve uma pedreira pela frente nesta segunda-feira (21), no Al Thumama.
No duelo, que começou às 13h (de Brasília), o time comandado por Louis van Gaal, sofreu com a boa marcação de Senega, e só conseguiu balançar a rede aos 38 minutos do segundo tempo, e, depois, aos 46. O jogo, que terminou 2 a 0, foi apitado pelo brasileiro Wilton Pereira Sampaio.
Primeiro tempo
Nos primeiros 45 minutos, o confronto já se mostrava bastante equilibrado desde as voltas iniciais do ponteiro. Com o zero no placar, permanecendo até o apito final, foram seis finalizações para os senegaleses, contra cinco dos holandeses. A posse de bola, supreendentemente, foi de 50% para cada lado; em relação ao número de escanteios, mais igualdade: três para cada equipe.
Mesmo sem o astro Sadio Mané, cortado por lesão, a equipe senegalesa teve chance de abrir o marcador, e mostrou à Laranja Mecânica que o debute no mundial não seria de calmaria.
Segundo tempo
Buscando a primeira vitória no Catar, a seleção holandesa precisou partir para cima dos adversários. Porém, seguiu encontrando muita dificuldade para romper a defesa montada pelo técnico Aliou Cisse.
Por outro lado, tentando a terceira vitória consecutiva de sua história, em estreias de mundiais, Senegal se arriscou no ataque e também deu trabalho aos europeus.
Contudo, quem se deu bem foram os holandeses. Aos 38 minutos, quando o zero parecia ser a tônica do duelo, Gakpo subiu mais que a defesa senegalesa e deixou o dele; aos 46, Klaassen ampliou para a Laranja Mecânica.
Ficha do jogo:
Senegal 0 x 2 Holanda
Motivo: 1ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2022
Local: Estádio Al Thumama, em Doha
Data: 21 de novembro de 2022
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Senegal: Mendy, Koulibaly, Cisse, Guye, Mendy, Kouyate (Gueye), Dia (Bamba Dieng), Diatta, Sarr, Sabaly e Diallo (Jakobs). Técnico: Aliou Cisse
Holanda: Noppert, De Ligt, Van Dijk, Aké, Dumfries, Berghuis (Koopmeiners), de Jong, Gakpo, Blind, Janssen (Depay), Bergwijn (Klaassen). Técnico: Loius Van Gaal.
Gol: Gakpo, para a Holanda, aos 38 minutos do segundo tempo; Klaassen marcou aos 46.
Cartão amarelo: - De Ligt (HOL);
Cartão vermelho: -