Jogando na posição que mais evoluiu no futebol com o passar dos anos, Manuel Neuer se coloca como um dos maiores goleiros da história do esporte. Por vezes jogando como líbero e quase sempre impecável debaixo das traves, o alemão também se destacou em Copas do Mundo, momento em que os atletas mais têm vitrine para o planeta.
A estreia em em Mundiais aconteceu em 2010, quando tinha apenas 24 anos e foi titular em todas as partidas da campanha que parou na Espanha, que seria campeã daquela edição. Era apenas o início de uma geração que marcaria época.
Quatro anos depois, aconteceu a consagração do time de Muller, Kroos, Özil, Lahm e, claro, Neuer, dentre outros jogadores importantes. Em 2014, com direito ao histórico 7 a 1 sobre o Brasil na semifinal, os alemães conquistaram o tetracampeonato mundial da história do país, superando a argentina na decisão, no Maracanã.
Naquele ano, também por conta do sucesso na Copa do Mundo, o goleiro ficou em terceiro lugar na premiação Bola de Ouro, dada aos melhores jogadores levando em conta todas as posições. Contando apenas com arqueiros, ele foi eleito o melhor do planeta em mais de uma ocasião.
Após disputar do Mundial da Rússia na má campanha da Alemanha, parando na fase de grupos, Neuer está no elenco para disputar o torneio de 2022, no Catar. Ele disputa a vaga de titular com Ter Stegen, considerado um sucessor no posto.