Mais de 1,5 milhão de solicitações para obter um cartão Hayya foram registradas no Catar, anunciou um funcionário local neste domingo (16). A autorização serve como visto de entrada e permanência para participar da Copa do Mundo de 2022, que começa em 20 de novembro,.
Segundo Saad Al-Suwaidi, chefe do centro de serviços Hayya em Doha, entre 1,5 e 1,7 milhão de pessoas fizeram a solicitação no portal Hayya, a 35 dias do início do Mundial de futebol. O cartão é obrigatório para todos os não residentes que pretendam viajar para o Catar a partir de 1º de novembro.
Esse cartão permite aos titulares acesso gratuito a transportes comuns, assim como a algumas ‘fan zones’. O pedido do Hayya só pode ser feito após a compra de ingressos para assistir a jogos de futebol e reserva de alojamento.
O Catar prevê a visita de mais de um milhão de torcedores estrangeiros até a final, em 18 de dezembro. Além disso, centenas de milhares de habitantes do emirado também compraram ingressos.
Para lidar com o fluxo de fãs de futebol, o país também fortalecerá sua capacidade aeroportuária e instalações de fronteira terrestre. Os dois aeroportos da capital, Doha, podem receber cerca de 150 mil chegadas por dia, estimam as autoridades.