Ouvindo...

Cinquenta e três dias para a Copa do Mundo: Xavi

Ídolo do Barcelona foi peça fundamental da geração mais vencedora da história da seleção espanhola

Xavi foi uma das lideranças da seleção espanhola na conquista da Copa do Mundo de 2010

(2002 - 2006 - 2010 -2014)

A geração mais vencedora da história da seleção espanhola ficou marcada pela vocação de ficar com posse de bola e longas trocas de passe para construir as jogadas de gol. Um dos símbolos desse estilo de jogo foi Xavi Hernández.

Carregando a característica de jogo também adotada no Barcelona na época, o meia foi fundamental para o sucesso da Fúria no inicio do do século.

Além das Eurocopas de 2008 e 2012, a seleção espanhola venceu a primeira Copa do Mundo da história do país em 2010, no Mundial disputado na África do Sul.

Ao lado de Iniesta, autor do gol decisivo na final contra a Holanda, Xavi era considerado o jogador mais importante da equipe, ditando o ritmo do time comandado por Vicente del Bosque.

Revelado nas “Canteras” do Barcelona, Xavi surgiu para o mundo como uma promessa desde os primeiros anos como profissional. Com apenas 22 anos, ele foi convocado para a edição da Copa do Mundo disputada no Japão e Coréia do Sul. O meia também participou do Mundial de 2006 e 2014, quando se despediu do principal torneio do planeta.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.