(1950)
Faltam 58 dias para a Copa do Mundo do Catar
Nenhum brasileiro marcou mais gols em um jogo de Copa do Mundo do que Ademir Menezes. Em 1950, no Mundial disputado no Brasil, ele balançou as redes quatro vezes na vitória por 7 a 1 sobre a Suécia, em partida válida pela fase final do torneio.
O “Queixada”, como ficou conhecido ao longo da carreira, foi o artilheiro da competição com oito tentos marcados na campanha. O time Canarinho ficou com o vice-campeonato após a derrota para o Uruguai no jogo decisivo, conhecido como Maracanazo.
Apenas Ronaldo Fenômeno, em 2002, conseguiu igualar o número de gols feitos por Ademir em uma única edição de Copa do Mundo. Até hoje, os dois são os únicos brasileiros que ostentam a marca.
No entanto, os números do Queixada devem se tornar ainda mais impressionantes. Um dos seis gols da vitória do Brasil sobre a Espanha é creditado historicamente como contra do espanhol José Parra. Em 2021, a Fifa indicou que deve reconsiderar a decisão da época e dar o gol para o atacante brasileiro, que foi quem finalizou a bola para a meta adversária.
Nascido no Recife, Ademir foi revelado pelo Sport antes de entrar para a história do Vasco da Gama por ser uma das estrelas do “Expresso da Vitória”, um dos maiores times do clube cruzmaltino. Ele ainda teve sucesso em passagem pelo Fluminense.
Mesmo disputando apenas uma edição de Copa do Mundo, o Queixada está entre os principais atacantes brasileiros em Copas do Mundo, com a melhor média de gols. São oito tentos em seis partidas.
Ficha técnica
NOME: Ademir Marques de Menezes
NASCIMENTO: 8 de janeiro de 1922
FALECIMENTO: 11 de maio de 1996
LOCAL: Recife (PE)