Ícone do basquete brasileiro, Wlamir Marques foi homenageado antes da partida entre KTO Minas e Flamengo, nesta quarta-feira (19), na Arena UniBh, em Belo Horizonte, pela 23ª rodada do NBB. O ex-jogador e técnico faleceu na última quarta-feira (18), aos 87 anos.
Antes de a bola subir, a arbitragem sinalizou que fosse respeitado um minuto de silêncio. Além disso, as placas do ginásio mostraram uma mensagem de agradecimento ao Diabo Loiro, como era conhecido.
“Obrigado, Wlamir Marques”, dizia o recado, que também mostrou uma foto de Wlamir e seus anos de nascimento e de falecimento.
Wlamir Marques durante evento no Corinthians
Wlamir Marques
Natural de São Vicente-SP, Wlamir foi um dos grandes nomes do basquete brasileiro entre as décadas de 1950 e 1970. O Diabo Loiro foi bicampeão mundial.
Ele também conquistou dois vice-campeonatos Mundiais e duas medalhas olímpicas de bronze, uma nos Jogos de Roma 1960 e uma nos Jogos de Tóquio 1964. O ex-atleta também acumula quatro títulos de Campeonatos Sul-Americanos e três medalhas em Pan-Americanos (duas de bronze e uma de prata).
Wlamir Marques é membro do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro e do Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete.
Além da grande carreira na Seleção Brasileira. O Diabo Loiro fez seu nome na equipe de basquete do Corinthians.
Wlamir chegou ao Timão em 1962. No Alvinegro, conquistou 18 títulos (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos).