Belo Horizonte
Itatiaia

Basquete: Brasil enfrentará destaque da NBA em preparação para Pré-Olímpico

Time disputará amistosos diante das seleções da Eslovênia e Polônia

Por e 
Brasil está na segunda fase da Copa do Mundo de Basquete
Brasil realizará preparação visando disputa do Pré-Olímpico • CBB

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou que a Seleção Masculina realizará dois amistosos no processo de preparação para o Pré-Olímpico. A equipe, de técnico novo, enfrentará Eslovênia, de Luka Doncic e a Polônia.

Os jogos serão realizados no mês de junho. No dia 24, em Opajita, na Croácia, a equipe enfrenta a Polônia. No dia 26, no mesmo local, o Brasil encara a Croácia.

O último jogo da preparação será contra a Eslovênia, em Ljubljana, capital do país, no dia 28 de junho. A equipe é liderada por Luka Doncic, um dos destaques do Dallas Mavericks, da NBA.

A lista de convocados deve ser anunciada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) nas próximas semanas. Antes da viagem para a Europa, a Seleção terá um período de treinos em solo brasileiro.

Pré-Olímpico de Riga

O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, junto de Camarões e Montenegro. Os dois primeiros avançarão para as semifinais e enfrentarão os dois melhores da outra chave, com Geórgia, Filipinas e a anfitriã Letônia.

A estreia do Brasil no Pré-Olímpico está marcada para o dia 2 de julho, contra Montenegro, às 9h30 (de Brasília). No dia 4, às 13h, o rival é Camarões. Avançando às semifinais, o Brasil pega Letônia, Geórgia ou Filipinas. A final ocorre no dia 7 de julho e apenas o campeão avança à Paris 2024.

Somente o campeão deste Pré-Olímpico vai se classificar para Paris 2024 - há outros três torneios, com sedes em Valência, Piraeus e San Juan. França, Sudão do Sul, Canadá, Estados Unidos, Japão Alemanha, Sérvia e Austrália estão garantidos nos Jogos Olímpicos deste ano, de 26 de julho a 11 de agosto.

Anúncio rápido

O anúncio do “novo velho” treinador ocorreu um dia após a oficialização da saída do técnico Gustavo De Conti, também técnico do Flamengo, que estava no posto desde 2021.

A CBB divulgou que a saída, às vésperas do Pré-Olímpico, foi em comum acordo, mas houve divergências entre as partes que culminaram na troca do comando.

Petrovic

Petrovic, irmão do astro do basquete internacional Drazen Petrovic, comandou a Seleção Brasileira de 2017 a 2021, com 26 vitórias em 33 jogos. Após sair do Brasil, o treinador croata de 65 anos comandou somente o Pesaro, da Itália, até outubro de 2021.

Nesta passagem de 2024, Petrovic terá os treinadores Helinho Garcia (Franca), Bruno Savignani (Betis-ESP) e Demétrius Ferracciú (Paulistano) e o assistente Tiago Splitter (Houston Rockets-EUA) como auxiliares, além de Victor Mansure como diretor técnico.

Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Por

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais