Ouvindo...

Basquete: técnico do Brasil revela ato inusitado em vestiário antes de vaga olímpica

Seleção Brasileira garantiu vaga na Olimpíada de Paris após vitória sobre a Letônia, na final do Pré-Olímpico

Técnico da Seleção Brasileira de Basquete, o croata Aleksandar Petrovic revelou uma ação inusitada antes do jogo que garantiu classificação da equipe à Olimpíada de Paris. Neste domingo (7), o Brasil venceu a Letônia 94 a 69 na final do Pré-Olímpico de Riga, capital letã, e conquistou a vaga.

Petrovic disse que deixou um recado sobre o próximo treino, visando à disputa dos Jogos Olímpicos, no vestiário, momentos antes da partida. Geralmente, o treinador coloca estatísticas sobre o adversário para o grupo assimilar como jogam os rivais.

Antes do jogo contra Letônia, tínhamos muitas informações sobre a Letônia, individuais, coletivas, de todos os jeitos, o quanto eles pontuam de 3, nos preparamos para tudo”, iniciou.

“Mas antes de irmos para o aquecimento, para abaixar a pressão, eu geralmente coloco as estatísticas e como jogar, mas eu só escrevi duas coisas: ‘17 de julho, todo o time, estaremos juntos em Zagreb, minha cidade, para iniciar a próxima preparação. No dia 18, temos treino às 11h’. Foi minha mensagem antes do jogo”, completou Petrovic.

Com uma vitória sobre Montenegro e uma derrota para Camarões, o Brasil avançou como líder do Grupo B do Pré-Olímpico à semifinal. A Seleção Brasileira bateu Filipinas na semi e, neste domingo, venceu a anfitriã Letônia.

Relembrou 2021

Petrovic estava aposentado e voltou à ativa este ano, após ser contatado depois de o treinador Gustavo De Conti deixar a Seleção Brasileira em 17 de abril. Gustavinho assumiu a equipe em 2021, justamente como substituto do croata.

Na primeira passagem pela Seleção Brasileira, de 2017 a 2021, Petrovic também disputou um Pré-Olímpico. Na ocasião, em Split, na Croácia, o Brasil perdeu a final para a Alemanha e não disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Volto três anos, estava no fim do meu contrato e jogamos o Pré-Olímpico de Split. Não sofremos nos três primeiros jogos, mas na final contra a Alemanha, estávamos estressados e não encontramos o caminho da vitória. Agora, dois meses atrás me chamaram para ajudar, aceitei porque conheço do esporte, e este torneio foi completamente diferente”, iniciou.

“Alguém imaginaria que estaríamos aqui, classificados? Estávamos perdendo por uma margem de eliminação para Camarões, mas como uma unidade terminamos tudo muito bem preparado, e achamos a forma certa de vencer. Depois de sofrer, sofrer, chegamos hoje bem preparados”, completou Petrovic, de 65 anos, que tem contrato até o fim dos Jogos Olímpicos.

Leia também

Brasil em Paris 2024

O Brasil entrou no Grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris, formado também pela anfitriã França, Alemanha e Japão. A estreia será justamente contra os franceses, às 12h15 (de Brasília) de 27 de julho, no Estádio Pierre Mauroy.

Jogos do Brasil em Paris 2024 no basquete

  • França x Brasil - 27 de julho (sábado), às 12h15 (de Brasília)
  • Brasil x Alemanha - 30 de julho (terça-feira), às 16h
  • Japão x Brasil - 2 de agosto (sexta-feira), às 6h

Os dois melhores de cada uma das três chaves garantirão vaga nas quartas de final. Já os dois terceiros colocados de melhor campanha geral também seguirão para os mata-matas dos Jogos de Paris.

As quartas de final serão disputadas em 6 de agosto, as semis no dia 8 e o jogo da medalha de bronze e a final olímpica no dia 10.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os Estados Unidos venceram a medalha de ouro. A França foi vice-campeã, enquanto a Austrália ficou com o bronze.

Jogue junto com basquete do Brasil na Olimpíada! Clique aqui para acessar kto.com e divirta-se

Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais