Ouvindo...

Times

Quantas medalhas o basquete brasileiro tem em Jogos Olímpicos?

Olimpíada de Paris será disputada de 26 de julho a 11 de agosto deste ano

O basquete é um esporte com boa história olímpica para o Brasil. O esporte rendeu, ao todo, quatro medalhas para o país, sendo uma de prata e três de bronze.

A última medalha foi em Atlanta 1996, com a prata para o time feminino depois de derrota para o anfitrião Estados Unidos na final. Já em Sydney 2000, após derrota para a anfitriã Austrália, a Seleção Brasileira bateu a Coreia do Sul na disputa pelo bronze.

As outras duas medalhas, ambas de bronze, foram conquistadas no masculino. Em Roma 1960, o Brasil teve uma vitória e duas derrotas na rodada da medalha e ficou com o bronze.

Já em Londres 1948, a Seleção caiu na semifinal para a França. Na disputa do bronze, os brasileiros bateram o México e conseguiram o bronze.

Em Paris 2024, o Brasil ainda tem participação incerta no masculino. O Pré-Olímpico em Riga, na Letônia, será disputado de 2 a 7 de julho. Somente o campeão garantirá vaga. Já no feminino, a equipe brasileira não se classificou.

Medalhas do basquete brasileiro em Olimpíadas

Prata

  • Atlanta 1996: Equipe feminina (“Magic Paula”, Hortência Marcari, Janeth Arcain, Leila Sobral, Alessandra Santos, Branca, Adriana Santos, Roseli, Marta Sobral, Sílvia Luz, Cíntia Tuiú e Cláudia Pastor. Técnico: Miguel Ângelo da Luz)

Bronze

  • Londres 1948: Equipe masculina (Braz, Algodão, Alfredo da Motta, Nilton, Ruy Freitas, Marcus Vinícius, Affonso Évora, Alexandre Gemignani, Alberto Marson, Nilton Pacheco e Massinet Sorcinelli. Técnico: Moacyr Daiuto)
  • Roma 1960: Equipe masculina (Wlamir Marques, Rosa Branca, Amaury Pasos, Edson Bispo, Waldemar Blatskauskas, Moysés Blás, Algodão, Mosquito Massoni, Waldyr Boccardo, Fernando Brobró, Sucar e Jatyr Schall. Técnico: Kanela)
  • Sydney 2000: Equipe feminina (Adriana Santos, Claudinha, Janeth Arcain, Cíntia Tuiú, Alessandra Santos, Ilisaine David, Lilian Gonçalves, Helen Luz, Sílvia Luz, Adriana Pinto, Kelly Santos e Marta Sobral. Técnico: Antônio Carlos Barbosa)
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.
Leia mais