Líder do NBB desde a última quinta-feira (11), o Minas entrará em quadra neste sábado (13) para tentar se manter na ponta da tabela. O time receberá o quarto colocado Vasco, na Arena UniBH, pela 13ª semana da fase classificatória.
O Minas reassumiu a liderança do NBB, que não tinha desde meados de dezembro, ao bater o Flamengo por 86 a 78, em casa, na quinta. Foi o sétimo triunfo seguido da equipe minastenista.
Já o Vasco também vem de partida contra o Flamengo, mas foi derrotado. Em clássico no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (8), a equipe cruz-maltina foi batida por 84 a 79.
Primeiro colocado, o Minas tem campanha de 17 vitórias em 20 jogos - mesma campanha do Flamengo, vice, que fica atrás pelo critério de desempate. Já o Vasco é o quarto, com 13 triunfos e seis derrotas.
Primeiro turno
No primeiro turno do NBB, em 23 de outubro de 2023, o Minas levou a melhor. Pela segunda semana, os minastenistas venceram por 72 a 60, no Ginásio de São Januário, no Rio.
Regulamento
Os 16 melhores colocados avançarão para as oitavas de final, decididas em melhor de três. A partir de então, as séries se decidirão em até cinco partidas. Os playoffs do NBB devem começar em abril.
Antes, entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, será disputada a Copa Super 8, com os oito melhores do primeiro turno da fase classificatória da liga nacional. O Minas está garantido e enfrentará o Fortaleza Basquete Cearense nas quartas de final, enquanto o Vasco duelará com o Paulistano.
Minas x Vasco
Minas
Franco Baralle, Chuzito González, Danilo Fuzaro, Rafael Mineiro e Alexandre Paranhos; Felipe Vezaro, Renan Lenz, Cristian Cortés, Gemerson Barbosa, Yuri Neptune, Lucas Rodríguez e Wini Silva. Técnico: Leo Costa
Vasco
Cauê Verzola, Eugeniusz, Gustavo Basílio, Humberto Gomes e Rafael Paulichi; Marquinhos, Serjão, Thiago Mathias, Alê, Fabricio e Weber. Técnico: Léo Figueiró
Motivo: 13ª semana da fase classificatória do NBB
Local: Arena UniBH, em Belo Horizonte-MG
Data e horário: sábado, 13 de janeiro de 2024, às 18h (de Brasília)
Arbitragem: Cristiano Jesus Maranho (Internacional), Cauan Santos (Internacional) e Felipe de Melo Braga (Nacional). Operador de instant replay: Alexandre Tadeu Máximo dos Santos
Transmissão: YouTube CRVG TV