Ouvindo...

WNBA terá time na Califórnia administrado pelo Golden State Warriors

Time passará a fazer parte da liga de basquete feminina nos Estados Unidos em 2025

Cerimônia de anúncio foi nesta quinta-feira

A WNBA, principal liga de basquete dos Estados Unidos, anunciou de forma oficial uma nova franquia na liga, nesta quinta-feira (5). A nova franquia ainda não tem nome definido, mas a administração será a mesma do Golden State Warriors, time da NBA.

Segundo o Sportico, site especializado em negócios do esporte nos Estados Unidos, o consórcio pagou 50 milhões de dólares (pouco mais de R$ 258 milhões) para poder criar uma nova equipe. O objetivo da WNBA, que atualmente conta com 12 times, é ter 14 franquias para a temporada 2025.

A equipe jogará no Chase Center, na cidade de São Francisco, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos, mesmo ginásio do Golden State Warriors. A região tem forte cultura de basquete feminino e conta com times universitários fortes como Stanford e Cal.

Existem equipes na liga com esse mesmo esquema operacional. New York Liberty (WNBA) e Brooklyn Nets (NBA), Indiana Fever (WNBA) e Indiana Pacers (NBA) são exemplos de equipe com esse esquema de operação. Los Angeles Sparks (WNBA) e Los Angeles Lakers (NBA), Minnesota Lynx (WNBA) e Minnesota Timberwolves (NBA) não têm os mesmos donos, mas compartilham arenas e alguns aspectos administrativos.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.